
Começou oficialmente na segunda-feira, 14, a 26ª Semana da Consciência Negra de Porto Alegre, no Largo Zumbi dos Palmares. Num dia útil entre um domingo e um feriado, o movimento foi pouco, mas logo aqueceu.
Na terça-feira, feriado ensolarado, a 2a Marcha do Orgulho Crespo atraiu centenas de pessoas, saindo do Parque da Redenção ate o Largo. A adesão à primeira Marcha foi tamanha, ano passado, que entrou para a programação oficial da Semana. A inspiração é mostrar que mostrar, principalmente às meninas, que o padrão do liso é só uma das opções, e portanto assumir o cabelo crespo pode ser libertador – com ganho de tempo, dinheiro e autenticidade.
O tema da Seamana deste ano é “Fortalecimento da Cultura Negra através da Educação e Empreendedorismo”. Uma extensa programação se desenrola no Largo, com apresentações artísticas e a exposição de uma feira de empreendedores de origem afro.
Até domingo, diversos grupos culturais do município se apresentam no palco do Largo Zumbi, como o Pagode do Dorinho, Brazil Estrangeiro, Padedê do Samba e Puro Astral, além das escolas de samba Areal do Futuro e Imperatriz Dona Leopoldina.
Diversas oficinas serão desenvolvidas no Largo – a temática negra, religiosidade, educação e empreendedorismo – e rodas de conversas.
A Décima Marcha Estadual Zumbi dos Palmares será na na sexta-feira, dia 18.
Segundo a secretária adjunta do Povo Negro, Samanta Nunes, “o tema desta 26ª Semana da Consciência Negra é atualíssimo, foi escolhido pelo coletiva da comunidade e trata do fortalecimento da Cultura Negra através da educação e do empreendorismo”.
(Com informações da Prefeitura de Porto Alegre)
Semana da Consciência Negra enfoca educação e empreendedorismo
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário