O Centro de Reabilitação Visual do Hospital Banco de Olhos, que atende pelo Sistema Único de Saúde, será reaberto em solenidade nesta terça-feira, 29. O evento ocorre a partir das 10h, no terceiro andar do hospital, na rua Engenheiro Walter Boehl, 285, Vila Ipiranga, zona Norte da Capital. Para viabilizar a reabertura do serviço, serão realocados recursos do Fundo Municipal de Saúde, via Secretaria Municipal de Saúde, e da Secretaria Estadual da Saúde.
O Centro de Reabilitação Visual oferece atendimento especializado em baixa visão e cegueira, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual. Realizado por uma equipe multiprofissional (saúde e educação), o trabalho é voltado à reabilitação, autonomia e resgate da independência do paciente. Entre os programas oferecidos aos usuários do SUS estão a estimulação precoce, adaptação de recursos ópticos, orientação, mobilidade e atividades da vida diária.
De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, a deficiência visual foi a que mais incidiu sobre a população: 35,7 milhões de pessoas declararam ter dificuldade para enxergar, mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato, o que equivale a 18,8% dos brasileiros. No Rio Grande do Sul, a deficiência visual foi apontada por 17,8% da população. Já dos residentes em Porto Alegre, 249.804 declararam alguma deficiência visual.
Serviço de reabilitação visual, pelo SUS, será reaberto na terça, 29
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário