Servidores do DMAE reagem a projeto de concessão dos serviços de água e esgoto

Dias após o prefeito Nelson Marchezan Júnior enviar o projeto que permite conceder o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) à iniciativa privada, servidores já começaram a se mobilizar contra a iniciativa do Executivo.
Funcionários do DMAE, através do Simpa (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre), entregaram aos vereadores de Porto Alegre, e ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, presente na Câmara Municipal, um documento no qual defendem a permanência da atual Lei Orgânica que não permite a concessão dos serviços e obras da rede de esgoto e saneamento à iniciativa privada.
Números positivos
O material desenvolvido por técnicos do DMAE apresenta números de produção e de rentabilidade do departamento.
Segundo o documento, o DMAE hoje possui capacidade de tratamento de esgoto em 80% da cidade. O Plano Municipal de Saneamento Básico prevê 100% em até 2035. O prefeito Marchezan alega a necessidade de mais de R$ 2,5 bilhões para o investimento e de que não haveria esse dinheiro em caixa.
Servidores contrapõe e dizem que o Plano é a longo prazo e mesmo que houvesse todo o montante disponível, seria inviável realizar toda a obra ao mesmo tempo. Segundo eles, o DMAE investe quase R$ 100 milhões por ano.
Debate na Câmara já começou 
O debate ainda irá longe. A Câmara começou a discutir o tema nesta terça -feira, em uma audiência pública realizada pela Comissão de Saúde e Meio-Ambiente.
Na semana passada dez ex-diretores se reuniram e pediram que Marchezan retirasse o projeto. Um pedido de reunião com o prefeito foi anunciado no encontro.
O discurso do  Executivo é um só: não há dinheiro público para investimentos. Em maio foi criado o Programa Municipal de Parcerias (PROPAR/POA) e o Conselho Gestor do Programa de Parcerias (CGP) com o objetivo de atrair ppp’s e abrir concessões.
O CGP é presidido pelo prefeito e tem como integrantes permanentes o vice-prefeito, os secretários de Parcerias Estratégicas, de Relações Institucionais, da Fazenda, de Planejamento e Gestão, de Desenvolvimento Econômico, da Transparência e Controladoria-Geral e do Procurador-Geral do Município.
 
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *