Sessão ao ar livre abre Festival Internacional de Cinema

Cena do filme Xingu, de Cao Hamburguer / Divulgação.

O filme Xingu, de Cao Hamburguer, abre, nesta quinta-feira (08/03), a oitava edição do Festival de verão RS de cinema internacional organizado pela produtora gaúcha Panda filmes.
A sessão, às 21h, será ao ar livre – na Rua da Praia, em frente à Casa de Cultura Mário Quintana – e gratuita para o público. Para tanto, o trecho da artéria, entre as ruas Bento Martins e João Manoel, será fechado ao trânsito.
Além do diretor, a exibição contará com a presença do ator João Miguel, que interpreta um dos irmãos Villas Bôas, cujas biografias e lutas em defesa do patrimônio cultural e territorial dos índios – que culminarão na criação do Parque Nacional do Xingu – formam o núcleo narrativo da película.
Durante o Festival, cerca de 50 filmes mostrarão o cinema produzido em Portugal, na França e em países da América Latina. Temas como a ecologia e bem-estar social vão estar registrados na mostra ambiental.
O cineasta Beto Rodrigues, diretor da Panda Filmes, salienta que o Festival recoloca Porto Alegre na rota das grandes mostras internacionais de cinema e: “permite aos cinéfilos o acesso a obras que não são exibidas nos circuitos convencionais”.
Beto Rodrigues / Divulgação.

Entre os destaques, um ciclo dedicado ao cineasta François Truffaut que, caso estivesse vivo, este ano completaria 80 anos. Também, imperdível, a exibição do documentário Pina, de Wim Wenders, sobre a coreógrafa e dançarina alemã Pina Bausch, falecida em 2009, um dos maiores nomes da dança do século 20 e que, através do Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, deixou um importante legado artístico e pedagógico.
Cena do documentário Pina, de Win Wenders / Divulgação.

Na capital os filmes serão mostrados na sala Eduardo Hirtz, na Casa de Cultura Mário Quintana, no Cine Santander Cultural, no Unibanco Arteplex, no Instituto NT de Cinema, na Sala Redenção, no CineBancários e na sala PF Gastal, da Usina do Gasômetro. Também haverá exibições especiais em Pelotas, Bagé, Rio Grande, Passo Fundo e Guaíba.
Fora os filmes, diversas atividades – aula magna, sessões comentadas, workshops, que ficarão concentrados na Casa de Cultura Mário Quintana – permitirão o diálogo e trocas de conhecimentos entre profissionais, estudantes, e público em geral. Vale à pena conferir!
Por Francisco Ribeiro

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *