
O projeto é construir 202 mil m2 com arquitetura singular
(Reproduções/JÁ)
Carla Ruas
A empresa irmã da Máquinas Condor, a Condor Empreendimentos Imobiliários comprou uma área de 15 hectares em 1981 da Schilling Kuss & Cia Ltda. Hoje o terreno está localizado na 3º Perimetral entre a Protásio Alves e o Jardim Botânico e será finalmente ocupado, após anos de espera e especulação. Até 2007 começa a ser erguido o maior centro de compras, lazer e serviços de Porto Alegre. O projeto inclui lojas, academia, teatro, exposição de barcos e um mirante para a visão da cidade.
A construção do shopping Belvedere, como é chamado, deveria ter começado no inicio de 2005, mas o projeto atrasou. “O primeiro pedido para a aprovação da prefeitura foi emitido em 1999, mas só agora estamos próximos de conseguir a licença”, afirma o diretor imobiliário da Condor, Mathias Kisslinger Rodrigues.
Entre as exigências da Prefeitura de Porto Alegre está a comprovação de que o terreno de 150 mil m2 utilizado não terá grande impacto ambiental. Para isso a Secretaria Municipal do Meio Ambiente exigiu da empreendedora diversos estudos.
Segundo supervisor do Meio Ambiente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) Walter Koch, para liberar o projeto falta apenas a aprovação do Departamento Nacional de Produção Mineral, do Ministério de Minas e Energia, que pediu um estudo complementar sobre o impacto hidrogeológico da área. Este atestado comprova que o shopping não trará danos para os lençóis freáticos.
A empresa Condor entregou o documento e aguarda a resposta da Smam. “O resultado deve sair no primeiro semestre deste ano, seguido da permissão para começar as obras”, acredita Rodrigues. O próximo passo será a mobilização dos lojistas já envolvidos com o projeto para a conclusão da primeira etapa. “O shopping foi planejado para ser construído em partes. Se o mercado aceitar bem a idéia, partiremos para a segunda etapa”.
Complexo Esportivo e Danceteria

O Belvedere terá ruas cobertas para pedestres e veículos
O Projeto Belvedere apresentado pela Condor Empreendimentos Imobiliários tem um orçamento de aproximadamente R$150 milhões. Um shopping center composto por lojas, cinemas, teatro, restaurantes, danceteria e academia. Além disso, espaços exclusivos para lojas de móveis e decoração, venda e exposição de carros, motos e barcos.
A idéia audaciosa é construir 202 mil m2 numa área de declive acentuado, com arquitetura singular. Com acesso às principais vias de Porto Alegre, o projeto apresenta estacionamento com 5.110 vagas para veículos.
O Belvedere terá, ainda, o conceito de ruas cobertas, em que pedestres e veículos circulam dentro da área do shopping. “Nestas ruas, bares e restaurantes terão suas mesas nas calçadas, reproduzindo a convivência urbana tradicional”, acrescenta Rodrigues.
O projeto do complexo de compras Belvedere é dividido por áreas:
Hiper Mercado
Poa Shopping Center
Poa Show
Espaços para exposições, congressos, feiras e eventos
Poa Point
Cinema, teatro, restaurantes e praça de alimentação
Poa Casa
Shopping de móveis e decoração
Poa Globo
Restaurantes e danceteria
Poa Motor Center
Comércio e exposição de automóveis, motos, barcos, posto de combustíveis e lojas de conveniências
Poa Cult e Poa Corpo
Escola integrada a complexo esportivo e academia
Belvedere
Mirante para visão da cidade e região

Deixe um comentário