
Prédio contruído por Theodor Wiedersphan vai abrigar dois museus (Foto: Carla Ruas/JÁ)
Mais um centro cultural está sendo gestado em Porto Alegre. Até o final do ano, o Shopping Total pretende colocar em funcionamento três museus: um do vinho, outro dedicado à cerveja e um para o esporte. A proposta é instalar as novidades nos espaços ainda desocupados da antiga fábrica da Brahma, em prédios tombados pelo patrimônio histórico.
Sob a chaminé da extinta cervejaria será construída uma rede de túneis que irão abrigar o Museu do Vinho e a Cave Vinicola Aurora. Este espaço terá confrarias, champagnarias e charutarias interligadas por baixo da terra com alguns restaurantes da área externa, como o John Bull Pub, La Pasiva e Marco’s.
Outros museus – da cerveja e do esporte – serão instalados no chamado “prédio 2”, um edifício construído pelo alemão Theodor Wiedersphan, em 1911. Para homenagear o famoso arquiteto, haverá um memorial em frente ao local, onde será exposto o acervo de projetos e fotos.
Wiedersphan também é responsável por outras edificações da Capital, como as atuais sedes do Margs, Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural e Casa de Cultura Mario Quintana.
O Total também quer oferecer exposições, leilões e lançamentos de design, que acontecerão no Espaço Alto da Bronze, no prédio 3.
Atividades externas como shows e apresentações culturais ocorrerão no Largo Elis Regina, num palco em frente ao prédio principal do shopping. A proposta é dar mais opções a quem visita o centro de compras. “Hoje em dia as pessoas estão sempre correndo, então criamos um espaço onde tudo acontece” explica a gerente de Marketing, Silva Rachewski.
Quatro alamedas temáticas

As ruelas entre os prédios serão ocupadas (Ilustração/Shopping Total/JÁ)
O primeiro ambiente que será inaugurado é a Alameda dos Escritores, prevista para o final do mês. Trata-se de um deque entre os prédios 5 e 2, com mesas em cima, equipadas de guarda-sol e iluminação. O espaço, destinado para os restaurantes Marco’s, La Pasiva, John Bull Pub e Habib’s, busca homenagear autores consagrados da literatura brasileira. Terá grandes fotos em painéis, lançamentos de livros e outras atividades literárias.
Além desta rua temática, outras três alamedas estão previstas no projeto: a das Artes; dos Artistas; e a dos esportistas. A primeira terá comércio de antiguidades, moedas e selos inspirado nos mercados de pulgas europeus. A dos Artistas será destinada para a expressão artística, como ocorre nas praças de Paris. Na Alameda dos esportistas, haverá uma homenagem aos 10 melhores atletas do Rio Grande do Sul com fotos nos dois lados da rua.
Com reportagem de Carla Ruas

Deixe um comentário