Numa época em que a cultura passa por tantas atribulações, músicos gaúchos se reúnem e apresentam um show coletivo, “Coompor canta Pery” numa demonstração que a união faz a força.
O espetáculo homenageia em vida um dos grandes músicos gaúchos, Pery Souza, traz à cena uma geração que fez parte da Coompor (Cooperativa Mista de Músicos de Porto Alegre) e reúne no palco a família Ramil, de quem Pery é parente.
O evento acontece no próximo dia 13, às 19h30, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, com entrada franca. O texto abaixo foi elaborado pela produção do espetáculo.
“COOMPOR 30 ANOS
Em 1987 foi fundada a Cooperativa Mista dos Músicos de Porto Alegre, a Coompor. Se estivesse em atividade, estaria completando 30 anos. Por quase uma década a Coompor – dirigida e administrada por cantoras e cantores, músicos e compositores gaúchos – produziu e promoveu mais de uma centena de eventos e espetáculos musicais de todos os gêneros além de cursos, oficinas, palestras e encontros. Foi tamanha a efervescência de suas atuações que a Coompor se tornou um empreendimento de sucesso no RS influenciando e estimulando o cenário cultural daquela época. Muito mais do que estes êxitos, a Coompor demonstrou que artistas e músicos poderiam sim organizar e produzirem seus próprios trabalhos.
Para celebrar esta data, os antigos colaboradores da Coompor se reuniram e resolveram realizar um show/homenagem ao compositor Pery Souza nos mesmos moldes do espetáculo “Coompor Canta Lupi”, um super sucesso da cooperativa que foi registrado em disco. A escolha pelo nome de Pery Souza foi imediata.
Melodista apurado, Pery foi integrante do grupo Almôndegas, vencedor de vários festivais e é autor de inúmeros clássicos da música popular gaúcha, entre eles “Estrela Guria”, “Cigana Tirana”, “Pampa de Luz” e “Noite de São João” ao lado de parceiros como os irmãos Ramil (Kleiton, Kledir e Vitor), Raul Ellwanger, Luis de Miranda, José Fogaça, Jerônimo Jardim, Luis Coronel e Jaime Vaz Brasil. Assim, nada mais justo do que registrar a efeméride de “30 anos da Coompor” através de um espetáculo que cantasse a obra de Pery Souza.
O SHOW
As canções do mestre Pery serão interpretadas por colegas/artistas/instrumentistas contemporâneos seus do tempo da Coompor, por corais onde ele trabalhou como regente e também por artistas da novíssima geração. Temos certeza que será uma rara oportunidade de, num só momento, este espetáculo proporcionar ao público a fruição da música de Pery. Desta forma, o evento também pretende homenagear um dos colegas mais queridos da Coompor que além de ter sido um dos seus fundadores também foi o seu primeiro tesoureiro. O espírito dos anos oitenta tinha um lema que dizia: “Não podemos nos dispersar”. E os ex-“cooperados” da Coompor o cumpriram à risca. Se esta frase ainda ecoa entre eles, trinta anos após eles acrescentam outra e não menos estimada: “Sem precisar o tempo, a cidade não deve deslembrar da sua cultura”.

Serviço
Espetáculo “COOMPOR CANTA PERY” Local: Teatro Dante Barone – Assembleia Legislativa Quando: dia 13 de julho – Horário: 19h30minhs Entrada Gratuita: entrega de senhas a partir da 18hs mediante a entrega de agasalhos ou alimentos não perecíveis Direção Artística: Claudio Levitan Direção Musical: Edilson Ávila Parceria Institucional: Assembleia Legislativa do Estado do RS
Participantes ARTISTAS DA COOMPOR: BEBETO ALVES, CLAUDIO LEVITAN, CRISTIANO HANSEN, GELSON OLIVEIRA, NANCI ARAUJO, NEUZA ÁVILA, NELSON COELHO DE CASTRO, PAULO GAIGER, RAUL ELLWANGER, OSCAR SIMCH, CESAR DORFMAN, CESAR PRIEB, EDILSON ÁVILA, EVERSON VARGAS, FERNANDO CORONA, JUA FERREIRA E PEDRINHO FIGUEIREDO. CONVIDADOS ESPECIAIS: KLEITON E KLEDIR, IAN, THIAGO E GUTCHA RAMIL, CORAL DA FEPAM, CORAL ÍTALO-BRASILEIRO – REGENTE GERSON DE SOUZA. POETAS PARCEIROS: ÁLVARO BARCELOS, JAIME VAZ BRASIL, JERÔNIMO JARDIM, JOSÉ FOGAÇA, LUIS CORONEL E LUIS DE MIRANDA.
Play List ESSE ESTRANHO (Pery Souza e Álvaro Barcelos) PARA SEMPRE AMIGO (Pery Souza e Fogaça) CIGANA TIRANA (Pery Souza e Raul Ellwanger) PAMPA DE LUZ (Pery Souza e Luis de Miranda) MOLEQUE BONITO (Pery Souza/Raul Ellwanger) DEIXO O TEU NOME NOS MUROS DA CIDADE (Pery Souza e Jaime Vaz Brasil) ENCONTRO DAS ÁGUAS (Pery Souza) MILONGA (Pery Souza) CHOTE CHUCRO (Pery Souza e Jerônimo Jardim) ESTRELA GURIA (Pery Souza e José Fogaça) RECADO (Pery Souza e Jaime Vaz Brasil) POR ONDE ELA ANDA (Pery Souza e Jaime Vaz Brasil) CORAÇÃO VADIO (Pery Souza e José Fogaça) NOITE DE SÃO JOÃO (Pery Souza e Kledir Ramil) PAMPA DE LUZ (Pery Souza e Luis de Miranda)
Show coletivo celebra a música de Pery Souza
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário