Sindbancários convoca assembléia e mateada em defesa do Banrisul

O site da revista InfoMoney voltou a especular sobre a venda do Banrisul em artigo postado na quinta-feira. O banco é considerado “a joia da coroa” entre as fundações, autarquias e entidades públicas colocadas no pacote de privatização do governo Sartori.
Diz o site, voltado para grandes investidores, que as ações do Banrisul devem crescer com uma possível aceitação do governo do Estado de venda ou federalização e pode chegar a 100% de valorização.
Desde 26 de janeiro, quando o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, anunciou que a ajuda financeira ao RS estava condicionada à venda do Banrisul, as ações do banco já se valorizaram cerca de 50%, embora o valor ainda seja inferior à média histórica.
O artigo chama a atenção para a dificuldade política da operação. “Desta forma, no caso específico do Rio Grande do Sul, o governo federal está demandando a privatização do Banrisul. Vale destacar que, no final de fevereiro, as ações do banco subiram fortemente após o ministro da Fazenda Henrique Meirelles falar sobre o novo projeto de recuperação fiscal”, diz o articulista Thiago Salomão.(Leia integra aqui)
O jornal Zero Hora repercutiu a análise do InfoMoney sobre os papéis do Banrisul em nota na coluna de Marta Sfredo “Parecia que o assunto da possível privatização do Banrisul havia murchado, mas ontem uma análise no site InfoMoney voltou a acender os faróis sobre o banco”.
O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, disse que essas especulações sobre valores das ações do Banrisul  são movimentos do mercado e do setor financeiro de pressão para que haja a venda do banco. “O Henrique Meirelles é um banqueiro. É claro que ele vai ficar dando declaração para pressionar. Temos que continuar na nossa luta e participando das atividades de mobilização chamadas pelo Sindicato”, disse Gimenis.
Para vender ou federalizar o Banrisul é preciso que o governo do Estado realize um plebiscito ou que a Assembleia Legislativa reúna dois terços dos votos (33) para derrubar o artigo 22 da Constituição Estadual.
Assembleia e mateada
O Sindicato dos Bancários divulgou uma nota convocando os funcionários do Banrisul:
“Os banrisulenses têm, neste sábado, 18/3, a partir das 9h30, na sede da Fetrafi-RS, um compromisso com a manutenção do Banrisul público. Na sede da Federação, será realizada a Assembleia Nacional dos Banrisulenses. Vamos debater e organizar a nossa luta para fortalecer uma agenda de resistência contra a venda do Banrisul”.
“No domingo, a partir das 10h, no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, junto ao Monumento do Expedicionário, vamos nos encontrar para a Mateada em Defesa do Banrisul Público. Leva o teu chimarrão e vamos trabalhar em defesa do banco de todos os gaúchos”.
frente_web_lancamentoNa quarta-feira, 22/3, haverá o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público, no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, a partir das 18h.
“A Frente Parlamentar é uma esfera pública, um espaço para que possamos debater alternativas à crise financeira sem que haja necessidade de vender o Banrisul. O Banrisul é um banco que ajuda muito o nosso Estado a se desenvolver e, por isso, não pode ser privatizado”, explicou o deputado estadual Zé Nunes (PT), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público.
Com a Assessoria de Imprensa SindBancários

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *