Stora Enso acelera projeto de celulose no Uruguai

Dois gigantes do setor florestal – a sueco-finlandesa Stora Enso e a latinoamericana Arauco – anunciaram nesta segunda feira a compra de todos os ativos da española Ence, no Uruguay.
O negócio, de 343 milhões de dólares, envolve 130 mil hectares de terra, plantações, uma área industrial e outras operações da Ence no país.
As duas empresas compradoras já eram proprietárias de grandes extensões no Uruguai: a Stora Enso tinha 74 mil hectares, a Arauco 39 mil hectáres. Agora, as duas juntas ficarão com 255 mil hectares no país.
Desse total, 123 mil hectares já estão plantados, o que assegura a matéria prima necessaria para a planta de celulosa de classe mundial (um milhão de toneladas/ano) que as duas empresas pretendem construir em conjunto no Uruguai.
A Stora Enso, que opera em 35 paises e faturou 11 bilhões de euros em 2008, tem um projeto semelhante no Rio Grande do Sul, também iniciado em 2005, mas retardado, inicialmente, por dificuldades na compra de terras nas zonas de fronteira. Hoje, com 20 mil hectares plantados apenas, está suspenso em função da crise internacional.
O negócio agora anunciado acelera o projeto no Uruguai, uma vez que a planta da Ence já tem até licença ambiental.

0 comentário em “Stora Enso acelera projeto de celulose no Uruguai”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *