Sulgás estuda instalação de terminal de GNL em Rio Grande

Terminal de GNL em Rio Grande poderá fornecer gás natural para duas termelétricas (Reprodução)

Helen Lopes

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) analisa a viabilidade econômica de um terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto de Rio Grande. A informação é do diretor-presidente da Sulgás, Artur Lorentz, que concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira, 18 de dezembro, para apresentar o balanço anual da empresa.

Ainda no primeiro trimestre de 2008, um estudo encomendado pela companhia irá apontar se há potencial para o projeto, que pode chegar a US$ 1 bilhão. De acordo com Lorentz, nos próximos anos a Petrobras irá investir em dois terminais de GNL, um no Porto de Pecém, no Ceará, previsto para maio de 2008, e outro na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, que deve entrar em funcionamento em 2009.

“A Petrobras está sinalizando para 2011 com uma terceira estação, que pode ser no sul do país, por isso estamos pleiteando para que seja em Rio Grande”, explica Lorentz.

O terminal sanaria a deficiência de gás natural na Região Sul do Estado e ainda poderia atender o terminal de Uruguaiana – hoje abastecido pela Argentina, que está com carência do produto. “Precisamos encontrar uma alternativa, porque em dois ou três anos, o gasoduto Brasil-Bolívia vai estar esgotado”, projeta Lorentz.

A Petrobras já demonstrou interesse em instalar o terceiro terminal de GNL em São Francisco do Sul, em Santa Catarina. O Porto de Paranaguá também é cogitado, mas Lorentz acredita que Rio Grande é um ponto mais estratégico para a integração com países como Argentina e Uruguai.

“Além disso podemos atender a Termelétrica da AES e também a Térmica Sepé Tiaraju”, entende o diretor, ao lembrar que o projeto depende da anuência da Petrobras, detentora de 49% da empresa e principal investidora na área. “Por isso o estudo é importante, pois com ele iremos mostra os benefícios do nosso projeto”.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *