“Desigualdade” é o tema da terceira semana do 13o. Festival Palco Giratório Sesc/POA, que tem uma agenda cheia até até 26 de maio.
Na quarta e quinta-feira (16 e 17/05), o Teatro de Extremos (RJ) apresenta “Balé Ralé”.
O espetáculo é o encerramento da trilogia iniciada com “Feriado de Mim Mesmo” (2011) e “O Homossexual ou a Dificuldade de se Expressar”, com texto de Copi.
O trabalho é fruto da pesquisa contínua a que o grupo se dedica, voltada às questões de gênero e à marginalidade. Nesta última montagem, baseada no homônimo de Marcelino Freire, o coletivo traz à tona gritos entranhados na sociedade e que só conseguem sair com timbres de dor e revolta.
Em esquetes, cada personagem conta a sua história, com palavras, performances e música. As sessões ocorrem às 19h, no Teatro do Sesc Centro. Após a apresentação, haverá bate-papo com a plateia mediado por Marcelino Freire.
Os espetáculos “P’S”, da Trapiá Cia. Teatral (RN), e “Eles não usam tênis naique”, da Cia Marginal (RJ), serão apresentados no dia 15/5. Já no dia seguinte, às 14h, os grupos participarão de Encontro com a Plateia: Cia Marginal na EMEF Mario Quintana e Trapiá Cia Teatral no CMET Paulo Freire. A atividade tem a finalidade de promover o intercâmbio entre a comunidade e a cena artística.
Ainda nesta semana, o Festival Palco Giratório também conta com espetáculos como “Lúcia e o navio espaçonave“, do grupo T.O.D.A.S (RS), “Cabaré Veneno” e “Cadarço de sapato ou ninguém está acima da redenção”, do Teatrofídico (RS), “A salto alto – entre incertezas e extermínios“, do Circo no Ato (RJ), “Tremor: sobre como as coisas foram chegar nesse ponto“, da Cia Rústica (RS), “Inimigos na casa de bonecas”, do Projeto Gompa (RS), “Segunda Pele”, do Coletivo Lugar Comum (PE), “Desastro”, de concepção e direção de Neto Machado (BA), “Prata Paraíso”, da Cia Espaço em Branco (RS), “O Sentido se sente com o Corpo”, do Coletivo Âmago (RS), “O Jornal – The Rolling Stone”, dirigido por Kiko Mascarenhas e Lázaro Ramos (RJ), “Animo Festas”, da La Cascata Cia. Cômica (SP) e “Ícaro”, dirigido por Liane Venturella (RS).
Mostra de filmes “Teatro da Vertigem”
Também na quarta-feira iniciam as sessões de cinema com produções dedicadas ao grupo paulista Teatro da Vertigem. A mostra que segue até sexta-feira (18/05), exibirá sete películas brasileiras, entre longas e curtas-metragens.
Os filmes fazem parte da programação especial do 13ª Festival Palco Giratório Sesc/POA para os 25 anos do coletivo.
Oficina com Marcelino Freire
Entre os dias 16 e 18/05, Marcelino Freire ministrará a oficina “O Teatro da Palavra”. O contista pernambucano possui sete livros publicados e conquistou diversos prêmios literários, como o Prêmio Jabuti de Literatura (2006) e o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2014). Nos encontros, o autor irá dar dicas sobre a construção de monólogos e textos a serem adaptados às expressões cênicas. A atividade acontece das 14h às 17h, no Studio Stravaganza.
Desigualdade é o destaque da semana no Palco Giratório do Sesc/RS
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário