Ao longo do mês de abril, o Clube de Cultura terá diversas atividades com a temática indígena. A programação inclui cinema, fotografia, música e roda de conversa.
Desde esta quinta-feira, está em cartaz a exposição fotográfica “Mbya seguindo os antigos na retomada da terra”. A mostra retrata o cotidiano das 30 famílias que desde fevereiro ocupam uma área pertencente à Fepagro, no município de Maquiné.
A exposição traz fotos do cacique André Benites, Jorge Morinico, Rafaela Printes, Douglas Freitas, entre outros, e está aberta à visitação até o dia 13 de maio.
Na próxima quarta-feira, 19, acontece uma roda de conversa com lideranças Mbya Guarani, fotógrafos e apoiadores, a partir das 17h30. As demais atividades acontecem a partir das 19h30.
No mesmo dia será exibido o filme Mokoi Tekoá Petei Jeguatá (Duas aldeias, uma caminhada). Três jovens Guarani, Ariel Duarte Ortega, Jorge Morinico e Germano Beñites, acompanham o dia-a-dia de duas comunidades. A atividade integra a programação do Cine Indígena.
No dia 26, será exibido o filme Martírio, de Vincent Carelli. Martírio é o segundo filme da trilogia ainda em andamento de Carelli, indigenista, documentarista, criador do projeto Vídeo nas Aldeias. O primeiro filme foi “Corumbiara”, o segundo, “Martírio”, e o final será “Adeus, Capitão”.
“Martírio registra o genocídio dos índios brasileiros no século XXI, que acontece há 40 anos”, disse o diretor em entrevista à FM Cultura.
A programação do abril indígena do Clube de Cultura encerra no dia 28. O músico kaingang Zilio Jagtyg apresenta o arquinho de boca, instrumento tradicional de seu povo.
O ingresso para as atividades é 2kg de alimento não perecível. O Cube de Cultura fica na Ramiro Barcelos, 1853.
Temática indígena na programação de abril do Clube de Cultura
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Deixe um comentário