Mundos em extinção. Material e animal. Esse é o foco do artista plástico Tomas Barth, na exposição “Extinção”, que abre dia 13, terça-feira, às 19h30 no Ponto de Cultura do Solar do IAB. A mostra, selecionada em edital, é composta por desenhos de animais de grande porte ameaçados gravemente de extinção. Os desenhos foram feitos com caneta Bic sobre folhas de lista telefônica, fazendo relação entre o abandono do recurso da lista telefônica com o desaparecimento destes extraordinários animais.
A artista plástica e professora Teresa Poester escreveu sobre a exposição “Extinção”
“Quando aluno de artes visuais no IA, Tomas Barth não queria outra coisa senão desenhar. Focou-se com rara determinação num desenho afastado de modismos, sempre realizando séries. Na primeira, escolheu ferramentas, natureza morta utilitária, como motivo para o exercício de uma prática que já misturava elementos contemporâneos, como referências aos alicates de Jim Dine, a uma técnica clássica na observação dos objetos e no tratamento gráfico.
Isso se verifica ainda hoje em sua série de animais por meio do emprego da caneta Bic preta sobre páginas impressas. Depois de retratar formigas, passa agora a concentrar-se em mamíferos selvagens que parecem aprisionados na folha de papel e no mundo que os oprime. Se o trabalho de Tomas Barth pretende denunciar o desaparecimento dessas espécies, não é à toa que o faça através do desenho sobre guias telefônicos antigos com suas listas de nomes impressa, linguagem e suporte também ameaçados de extinção”
SERVIÇO
Exposição individual”Extinção”
Local: Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB RS.
Rua General Canabarro 363 ( esquina Riachuelo)
Centro histórico
Inauguração: 13 de setembro a partir das 19:30
Visitação: até 6 de outubro
Horário: 12h às 18h
Tomas Barth expõe desenhos com caneta Bic de mundos em extinção
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário