Torres projetadas para o Cais Mauá terão 28, 25 e 14 andares

Naira Hofmeister
Apesar de ter índice construtivo para erguer torres com 100 metros de altura na área das docas, o consórcio vencedor da licitação para revitalizar o Cais Mauá não deve utilizar a totalidade do índice nas três torres que planeja construir.
Segundo a assessoria de imprensa do empreendimento, serão 28, 25 e 14 andares em cada uma – porém, não há confirmação da altura em metros porque o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) ainda não foi encaminhado à prefeitura municipal.
Leia mais: JÁ aposta em financiamento coletivo para viabilizar edição sobre Cais Mauá
Sabe-se apenas que “a metragem mais alta é de 100 metros”. Ou seja, pelo menos uma das torres utilizará a totalidade da altura permitida. O Plano Diretor de Porto Alegre estabelece que as edificações na cidade terão, no máximo, 52 metros de altura, porém, o projeto do Cais obteve permissão da Câmara Municipal para ampliar esse limite.
O cálculo utilizado usualmente no mercado imobiliário é que cada andar mede entre 2,5 e 3 metros, porém, no caso do Cais Mauá, essa média na torre de 28 andares daria 3,5 – pelo que se pode deduzir que o segundo edifício terá cerca de 89 metros de altura e o terceiro, 50 metros.
No EIA-Rima do empreendimento, as imagens ilustrativas mostram a disposição dos três novos edifícios. As docas são a região mais próxima à rodoviária – a parte norte do empreendimento. Segundo a ilustração, o mais alto dos edifícios estaria sozinho no terreno e seria a construção mais ao sul das três. Os outros dois dividiriam o terreno da chamada “doca 2”.
Ainda segundo o documento, a projeção quando de sua elaboração, era que o edifício mais alto tivesse 24 andares, o segundo 23 e o menor, 10.
A terceira doca, ainda mais ao norte, abrigará a praça Edgar Schneider, que tem cerca de 4 mil m² e será recuperada, além do edifício do antigo Frigorífico do Porto, que é tombado, será restaurado e transformado em centro de eventos.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

2 respostas para “Torres projetadas para o Cais Mauá terão 28, 25 e 14 andares”

  1. Avatar de Marco Nashinira
    Marco Nashinira

    Show! Porto Alegre se transformando em uma metrópole. Os ciclo-vegano-esquerdo-malas que ficam dando contra se mudem pro meio do mato. Boa viagem, de bicicleta e comendo matinho pelo caminho.

  2. Avatar de Fernanda Barth
    Fernanda Barth

    O projeto será maravilhoso. A cidade vai se renovar, unindo à valorização do patrimônio histórico e cultural com a modernidade das torres de Fermín Vasquez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *