A Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul promove novo lançamento do livro “Tecendo a Sanidade: o caso Arthur Bispo do Rosário” no dia 07 de junho de 2017, às 17h00, na sua sedena rua Sarmento Leite, 933, Cidade Baixa.
O livro foi lançado Feira do Livro de Porto Alegre e em Portugal. Sobre as andanças do livro na Europa, a autora, Eliane Tonello, escreveu o relato abaixo:
“Há 108 anos, no dia 14 de maio, em Japaratuba, interior de Sergipe, nascia Arthur Bispo do Rosário. Homem forte, descendentes de escravos africanos que viveu a infância e boa parte da juventude com a família. Levado pelo pai para ingressar na Marinha brasileira e, como sinalizador, teve a oportunidade de conhecer uma boa parte do mundo.
A fonte de inspiração para confeccionar as obras, durante aproximadamente 50 anos na Colônia Juliano Moreira, vinha de memórias e da potência de suas raízes guardada dentro de si. Afastado da sociedade, desfiava os uniformes de cor azul e revestia objetos, bordava peças de vestuário, faixas de misses, e a principal obra, o Manto da Apresentação.
E para homenageá-lo, apresento o meu livro “Tecendo a Sanidade: o caso Arthur Bispo do Rosário”, estudo complexo sobre a convergência entre condições psiquiátricas e a expressão artística de Bispo. É um livro com 82 páginas e nele você encontra considerações da editora, minha autobiografia, desenhos, ecos da visita ao Museu Arthur Bispo do Rosário e texto de Paulo Amaral.
Compartilho que no mês de março, estive em Lisboa para o lançamento da obra, ocasião em que pôde apresentá-la a instituições portuguesas e a leitores de vários países, presentes no evento em que foi lançado o livro.
Antologia lusófona
O que me impulsionou foi o convite para participar da Antologia Internacional Lusófona, organizado pelo Jornal Sem Fronteiras, que leva a arte e a cultura em todos os estados brasileiros e em 27 países, quando comemorava seu 4º aniversário. Na ocasião também recebi a homenagem com Troféu Imprensa Sem fronteiras – Categoria Literatura – por fomentar a cultura ao longo do ano de 2016 e Menção Honrosa com o poema “Viagem Intrauterina”.
Durante os seis dias de estadia em Portugal, o sol se mostrou em todos. As atividades foram intensas, propiciando o encontro com novos amigos, de diferentes partes do mundo. Tivemos momentos enriquecedores! Ao avistar a estátua do Marques do Pombal, a herança de nossa cultura veio à mente, e o que se encontrava apenas abordado em livros estava ali, concreto, na minha frente.
Após percorrer as ruas limpas e sem buracos, os encantados mosaicos sob os plátanos nus, o meu livro chegou ao acervo do Instituto Camões (nome em homenagem ao memorável poeta português Luís Vaz de Camões). No caminho até o Museu da Farmácia, fiquei maravilhada com os prédios e os azulejos coloridos. O bonde elétrico e o moderno percorriam os trilhos sem interromper o fluxo de carros de passeio, tuk-tuk turístico e taxis. Tinha espaço para todos.
Durante o encontro com Escritores Lusófonos houve a exposição do livro aos escritores brasileiros, italianos, americanos, angolanos, eslovenos, argentinos e suíços. Em meio a aplausos intensos, os presentes ficaram impressionados com a história e o percurso desde a pesquisa até o lançamento. Muitos artistas plásticos mostraram-se surpresos com a história de Arthur Bispo do Rosário, a maior parte não o conhecia.
Proximidade do público
O lançamento do livro e a sessão de autógrafos aconteceram no dia 16 de março, no Hotel Mundial. Foi um momento de proximidade do público com a obra. Algumas pessoas, ao folhá-la, lembraram de eventos significativos na história familiar. Foi um momento especial e de muita emoção!
Depois de alguns dias vivendo em um lugar que caminhávamos nas ruas sem medo, o caixa de banco com acesso ao ar livre, castelos preservados, prédios coloridos com preservação de fachadas, monumentos históricos sem pichações, o metrô subterrâneo ligando uma ponta a outra da Europa, sem ruas congestionadas e lixo nas calçadas, com ar primaveril, os caules a brotar, a viagem chegava ao fim. Chegava o momento de retornar a Porto Alegre, Brasil.
Por acreditar ter a missão de mostrar a história de Arthur Bispo do Rosário ao mundo, o livro seguiu viagem. No mês de abril de 2017, esteve pela stand A.C.I.M.A, no Salão do Livro em Milão, de 18 à 22 de maio de 2017 no XXX Salão Internacional do Livro de Torino – Itália, de 2 a 4 de julho na Feira Literária de Impèria na Itália e, de 6 à 10 de dezembro estará no Encontro Internacional em Roma. E pela Cultive, esteve entre 28 a 30 de maio de 2017, no 31º Salão do Livro e da Imprensa de Genebra-Suíça e outros”.
Mais informações no site “Caminhos de Escrita” – elianetonello.wordpress.com
Trajetória de Arthur Bispo do Rosário é lançada em livro que percorre o mundo.
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário