Três momentos das ruas, na visão do fotógrafo Pedro Antônio Heinrich

HIGINO BARROS
O mês de março é um período de realização e visibilidade para o fotógrafo Pedro Antônio Heinrich, da nova geração de fotógrafos gaúchos. Seu trabalho está exposto no Café Picollino (Félix da Cunha, 1155); integra a exposição coletiva sobre Porto Alegre, nas comemorações do aniversário da capital, do dia 3 a dia 28, no Shopping Rua da Praia ( Andradas, 1001)  e aparece no Café do Margs, (Praça da Alfândega) a partir do dia 14.
Em todas elas, a maioria em preto e branco, uma característica da identidade fotográfica que Pedro Heinrich vem construindo na sua trajetória. Fotos de rua, com luz natural, compondo um quadro de extremo realismo de pessoas e formas geométricas.
EXPO MARGS_foto_Pedro Antônio Heinrich_ (12)
Esse seu traço autoral, fortemente explorado em suas exposições e exibições de vídeos, num total de 25 até agora, é contrabalançado na sua atividade cotidiana de fotojornalista. Até pouco tempo, ele fotograva para o colunista social Raymundo Gasparotto.
Leitura e pesquisa
Pedro Heinrich nasceu em Manaus, mora desde a adolescência em Porto Alegre, tem 30 anos, começou a fotografar com 27 anos e se define como “praticamente autodidata”. A partir do momento que passou a se interessar por fotografia foi pesquisar na internet. “Li muito, pesquisei mais ainda. Ao mesmo tempo fui indo para a prática. Aos poucos, acabei me identificando com a chamada foto de rua.  Não gosto muito de estúdio, prefiro espaços, luzes e cenários naturais. É onde posso me expressar melhor”, considera.
Sem apontar influência direta, ele admira os trabalhos de Cartier Bresson, Robert Doisneau, Eric Kim, entre outros estrangeiros, e Tadeu Vilani e Jorge Aguiar, entre os gaúchos. “Cada um tem sua interpretação de fotografia. A minha é de flagrar o momento”, explica Pedro Heinrich. Apaixonado também pelo projeto de fotografia de rua que desenvolve na Escola Câmara Viajante, tem em seus planos morar fora do Brasil por um tempo. “ Está chegando  a hora de eu cair na estradas com minhas lentes e máquinas. Preciso conhecer outras ruas”, conclui.
SERVIÇO: Exposições de Fábio Heinrich
Café Picollino: Exposição sobre a América do Sul- Fotos em Valparaíso(Chile), Buenos Aires(Argentina), Montevidéo (Uruguai) e Porto Alegre (Brasil)
Rua da Praia Shopping: Semana de Porto Alegre- Exposição sobre a capital gaúcha, com fotos de lugares e pessoas da cidade.
Café do Margs: Fotografias realizadas no dia a dia das ruas da capital gaúcha.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *