Um festival para aproximar olhares

Cleber Dioni

A partir desta terça-feira, 8 de janeiro, Porto Alegre é a atração de fotógrafos profissionais e amadores de várias partes do Brasil e de países latino-americanos e europeus. A idéia é original: um festival de fotografia com projeções digitais, sem a necessidade da presença física das imagens. É o Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, o FestFotoPoa2008, em sua segunda edição.

Nos cinco dias do evento, vários espaços culturais estarão realizando debates, oficinas, workshops, projeções e leituras de portfólios. O público terá a oportunidade de conhecer e trocar experiências com renomados fotógrafos do Brasil e exterior, além de pesquisadores, galeristas e colecionadores, que irão tratar de diversos temas envolvendo a arte da fotografia. Como dizem os organizadores: “aproximando olhares… expandindo temporalidades…”.

Na programação das projeções, além do “Fotograma Livre” e da “Fotografia Brasileira Contemporânea”, haverá duas novidades: os “Convidados de Claudia Andujar”, a homenageada dessa edição, e os “Diálogos Internacionais”, com representantes de dez países. Ente os 32 autores convidados estão Christian Cravo, Juan Esteves, Ding Musa, Hirosuke Kitamura e Marcos Bonisson.

As projeções acontecem no auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, no Margs, no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa e no Café Santo de Casa – antigo Café Majestic.

Na noite de quinta-feira, dia 10, o FestFotoPoA, em parceria com a Fundacine e o projeto RodaCine, promove uma noite de projeção de filmes documentários sobre fotógrafos brasileiros, produzidos para o programa “Foto Em Cena” do Canal Brasil. Será uma projeção ao ar livre na Usina do Gasômetro.

Outra novidade do FestFotoPoa é o leilão de fotos que acontece no sábado, dia 12, no CCCEV, sob a coordenação do jornalista e colecionador de arte Paulo Gasparotto. O Fórum de Fine-Print vai reunir os autores e suas obras com colecionadores, galeristas e todos os interessados em adquirir uma obra assinada. Os recursos arrecadados no Fórum serão canalizados para eventos de ação educativa do festival. As obras que vão participar do Fórum foram doadas pelos autores, entre eles a belga Martine Franck.

As palestras, debates e seminários, assim como as projeções têm entrada gratuita, necessitando apenas retirar senha. Já as oficinas, workshops e leituras de portfólio têm inscrição antecipada mediante pagamento de uma taxa. A programação completa do Festival e as inscrições para as atividades estão disponíveis no site www.festfotopoa.com.br.

A promoção e realização do FestFotoPoA é da Brasil Imagem. O projeto, orçado em R$ 95 mil, foi aprovado na Lei Rouanet, de incentivo à cultura, vinculado ao Ministério da Cultura. Os patrocinadores são a Funarte – Fundação Nacional de Artes, a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, a Caixa Econômica Federal, o BRDE – Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo-Sul e da FNAC. E tem o apoio de diversas instituições públicas e empresas privadas.

Linguagens diversificadas

O coordenador-geral do evento, Carlos Carvalho, destaca o caráter diversificado do festival para atender a um variado leque de linguagens na expressão fotográfica e revela que grande parte do público no festival não é formada por fotógrafos profissionais. “Há uns 4 anos começamos a investir em eventos. Em 2005 trouxemos a Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, uma das mais importantes coleções no país. E notamos que existe uma demanda muito grande em Porto Alegre por essa área do conhecimento. Pessoas que simplesmente se interessam pelo assunto, gostam da fotografia e querem trocar experiências, aprender mais”.

A primeira edição do FestFotoPoA teve um público de cerca de três mil pessoas, de vários estados, divididos em três espaços culturais da capital gaúcha. “Foi um sucesso para a organização”, diz Carvalho, que já projeta pelo menos o dobro de público este ano, tendo em vista que a programação duplicou – em alguns casos triplicou – em relação ao ano anterior, e a participação dos principais nomes da pesquisa e da organização de festivais.

“A fotografia brasileira é sucesso no cenário internacional contemporâneo. É o destaque em âmbito latino-americano e revelação no contexto mundial. Temos nomes como Sebastião Salgado, que é muito conhecido no mundo todo, o Miguel Rio Branco, o Cássio Vasconcellos. Temos os gaúchos Luiz Carlos Felizardo, Manoel da Costa, Leopoldo Plentz, que é um dos coordenadores do nosso festival. A fotografia documental, o fotojornalismo sempre foi o forte dos brasileiros, mas hoje também há revelações no campo da arte. Temos a Rosângela Rennó, arquiteta e artista plástica. E existe a nova geração que está vivendo num dos melhores momentos da fotografia brasileira.

Encontros com autores gaúchos

Dos doze fotógrafos irão participar dos “Encontros com o autor”, quatro são gaúchos: os fotojornalistas Luiz Abreu e Jacqueline Joner, o publicitário e artista plástico Clovis Dariano e o publicitário Fernando Bueno.

Fotojornalista desde 1974, Jacqueline Joner colaborou com os principais jornais brasileiros. Trabalha hoje como professora de fotojornalismo e no Atelier de Photographia, que abriu em 1989, estendendo sua atividade na área publicitária e a trabalhos de expressão pessoal.

Fernando Bueno, fotógrafo desde 1972, tem trabalhos representados pelo The Image Bank (hoje Getty Images) e o Licensee The Image Bank, para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Acumula importantes prêmios em sua carreira como a Menção Honrosa na Nikon Internacional Contest em 1975 e 1976.

Para Luiz Abreu, 34 anos de profissão, com várias mostras nacionais e internacionais no portfólio, o FestFotoPoa é fundamental para os gaúchos. Ele trabalhou em diversos jornais da capital gaúcha e em revistas nacionais e diz que o momento não é bom para o fotojornalismo no Sul. “Por isso, esse festival é um dos nossos canais de comunicação com o eixo Rio/São Paulo. E, a oportunidade do público de conhecer o trabalho dos grandes nomes da fotografia”, afirma o co-autor dos dois primeiros foto-livros no Estado: “Ponto de Vista – Um Depoimento Fotográfico” e “Santa Soja”, que também geraram exposições.

Claudia Andujar é a homenageada

A fotógrafa suíça-brasileira Claudia Andujar é a primeira a receber homenagens de uma série dedicada a nomes consagrados da fotografia brasileira.

A cada edição, um autor será convidado a revisitar sua obra e dialogar com o público e com outros autores convidados por ele, sobre os principais momentos do seu trabalho e os caminhos diversos na fotografia mundial.

Claudia viveu a maior parte de sua carreira no Brasil – chegou ao país em 1955 –, onde construiu uma obra documental de grande força expressiva, político e social.

Após registrar, entre 1956 e 1958, povos da América do Sul, entre os quais os Karajá da Ilha do Bananal, Claudia abandona a pintura para dedicar-se exclusivamente à fotografia, tornando-se mundialmente conhecida ao ter obras adquiridas pelo curador de fotografia Edward Steichen, do MoMA, e publicadas pelas revistas Life e Look.

Nos anos 60, tornou-se uma das principais fotógrafas da revista Realidade, onde realizou reportagens históricas, entre elas o dossiê “Amazônia” (1968), com os primeiros registros dos Yanomami de Roraima.

Programação do FestFotoPoA 2008

08/01
Encontros com o autor – Fotografia Gaúcha
Das 9h30 às 11h – Luiz Abreu
Mediação: Carlos Carvalho

Das 11h às 12h30 – Clovis Dariano
Mediação: Leopoldo Plentz

Projeções
Das 14h30 às 15h30 – Fotografia Brasileira Contemporânea Selecionados do Fotograma Livre

Encontros com o autor – Fotografia Gaúcha
Das 15h30 às 17h – Fernando Bueno
Mediação: Leopoldo Plentz

Das 17h30 às 19h – Jacqueline Joner
Mediação: Carlos Carvalho

Solenidade de abertura – 20h
Palestra com Rubens Fernandes Junior
“A fotografia expandida” e “Sobras na obra de Geraldo Barros”.
20h30
Mediação: Carlos Carvalho

09/01

Mesa de Debates: “A fotografia profissional no Brasil – cenário atual e futuro”.
Primeira mesa: 9h30 às 11h
Produção fotográfica: “Mercado atual e tendências”
Participantes: Juan Esteves, Luis Claudio Marigo e Fernando Bueno. Mediação: Carlos Carvalho

Segunda mesa: 11h às 12h30
Pós foto – “A foto indexada – otimizar a vocação de uma foto”
Participantes: Zeca Linhares (a migração digital), Gariba (tratamento e finalização de foto) e Antonio Luis Hamdan.
Mediação: Carlos Carvalho

Terceira mesa: das 14h às 15h30
Direito autoral e direito de imagem – “Limites legais da produção fotográfica”
Participantes: Zeca Linhares (revisão histórica do direito autoral e do direito de imagem. Case: fotografia francesa e a Agência Magnum), Eliane Abrão (advogada especialista em direito autoral e direito de imagem).
Mediação: Carlos Carvalho

Palestra: “Os tempos da Fotografia: O efêmero e o perpétuo”.
Das 16h às 17h30
Palestrante : Boris Kossoy com a participação da Historiadora Sandra Pesavento.
Mediação: Luis Eduardo Achutti

Projeções
Das 18h às 19h – Programação: Convidados de Claudia Andujar e Diálogos Internacionai

Encontros com o autor – Claudia Andujar, homenageada
Das 20h às 21h30
Mediação: Carlos Carvalho

10/01

Seminário de Coleções Públicas e Particulares
Das 9h30 às 11h – Coleções Particulares Joaquim Paiva e Rosely Nakagawa
Mediação: Carlos Carvalho

Das 11h às 12h30 – Coleções Públicas Museu Hipólito e Centro Municipal de Fotografia de Montevidéu.
Mediação: Sinara Sandri

Projeções
Das 14h30 às 15h30 – Fotografia Brasileira Contemporânea e Selecionados do Fotograma Livre

Encontros com o autor – Boris Kossoy
Das 15h30 às 17h
Mediação: Carlos Carvalho

Palestra – O Digital na produção fotográfica contemporânea
Das 17h30 às 19h
Palestrante : Eduardo Brandão
Mediação: Carlos Carvalho

Visita ao Museu C. S. Hipólito José da Costa
Das 19h30 às 20h30 – Exposição Memória Visual de Porto Alegre Cinema e fotografia

Das 21h às 22h30 – Projeção de filmes documentários produzidos pela FotoInCena em parceria com o Canal Brasil.
Filmes selecionados para a mostra: Walter Firmo, Walter Carvalho, Rogerio Reis, Paula Sampaio, Luis Braga, J.R.Ripper, Flavio Damm, Renan Cepeda, Evandro Teixeira, Luiz Carlos Barreto. Local: Usina do Gasômetro

11/01
Encontros com o autor
Das 9h30 às 11h – Joaquim Paiva
Mediação: Carlos Carvalho

Das 11h às 12h30 – Luis Cláudio Marigo
Mediação: Carlos Carvalho

Palestra – A obra de Eugene Smith
Das 14h às 15h30
Palestrante: Pedro Karp Vasquez
Mediação: Zeca Linhares

Encontros com o autor
Das 16h às 17h30
Cia de Foto
Mediação: Carlos Carvalho

Palestras
Das 18h às 19h30 – Elda Harrignton – Fotografia Argentina Contemporânea
Mediação: Carlos Carvalho

Das 20h às 21h30 – Alejandro Castelotte – O livro Mapas Abertos da fotografia Latino Americana. Iatã Cannabrava – Os festivais de fotografia na América Latina.
Mediação: Carlos Carvalho

12/01
Encontros com o autor
Das 9h30 às 11h – Orlando Azevedo
Mediação: Carlos Carvalho

Das 11h às 12h30 – Andre François
Mediação: Sinara Sandri

Projeções
Das 14h às 14h30
Programação Claudia Andujar e Diálogos Internacionais

Encontros com o autor
Das 15h às 16h30 – Alex Majoli – Magnum ( participação de Toni Pires – Editor de fotografia do Jornal Folha de S. Paulo)
Mediação: Carlos Carvalho

Das 17h às 18h30 – Otto Stupakoff
Mediação: Rubens Fernandes Junior

Das 19h às 20h30 – Pedro Karp Vasquez
Mediação: Carlos Carvalho

Leilão de Fotografias do FestFotoPoA 2008
Das 21h às 23h

Projeções Fotográficas:
De 8 a 12 de janeiro
14h- Banco de Imagens do Museu Hipólito : O Movimento da Legalidade(1961) no Arquivo do Palácio Piratini.

Projeções
Das 16h às 18h – Fotografia Brasileira Contemporânea

Projeção do documentário uruguaio “ Al pie del árbol blanco”
Sobre o fotógrafo uruguaio Aurelio González que reencontra seu arquivo fotográfico após 30 anos. 64″. Legendas em português.
De 10 a 12 de janeiro, às 15h.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *