
Árvore imigrante, originária da Austrália, o eucalipto tem ocupado as manchetes por conta da polêmica que se acirra no Rio Grande do Sul, onde três empresas planejam plantá-lo em grande escala para produzir celulose.
O livro Eucalito – Histórias de um Imigrante Vegetal (JÁ Editores, 128p.), escrito pelo jornalista Geraldo Hasse, aborda os ciclos da madeira na economia nacional desde o descobrimento. O eucalipto está presente no Brasil há mais de um século e seu valor econômico é comprovado em inúmeras atividades – desde a indústria de papel, passando pela fabricação de móveis e a produção de farmacêuticos, até o simples fornecimento de moirões para cerca. Através da extesa pesquisa que hasse desenvolveu, aliada a entrevistas diversas, o jornalista procura colocar numa perspectiva mais ampla o embate que hoje contrapõe ecologistas, silvicultores, indústrias e governos.
A narrativa sobre a presença ‘alienígena’, como Hasse define a planta, tem como pano de fundo a própria história da industrialização brasileira. O autor lista suas primeiras aparições em território nacional, ligadas à queima de madeira para produção de calor, passando pela construção de ferrovias, sua utilização nas usinas siderúrgicas e, finalmente, nos processos de fabricação de papel.
A economia em torno do eucalipto o eleva de uma posição de coadjuvante à protagonista da indústria de celulose e do debate sobre a monocultura, inclusive no Pampa gaúcho. A consolidação da planta, como insumo produtor de papel, leva Geraldo Hasse a passear por entre as diversas espécies utilizadas nesses processos, até a consolidação do Eucaliptus urograndis, ou o eucalipto brasileiro, produzido por manipulação genética.
Em Eucalipto – Histórias de um Imigrante Vegetal, o leitor ainda vai encontrar curiosidades sobre as possíveis utilizações da planta, como a coleção de estampas que o sabonete Eucalol lançou na década de 1930 e que movimentam colecionadores até os dias de hoje.
Geraldo Hasse, que escreve e pesquisa sobre o tema há duas décadas, autografa Eucalipto – Histórias de um Imigrante Vegetal na quinta-feira, 9 de novembro, às 18h30, na Praça de Autógrafos da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre. Uma hora antes, a professora Elisabeth Horn apresenta o inédito livro-agenda Inglês no seu dia-a-dia, com dicas gramaticais, lista de verbos irregulares e prhasal verbs e provérbios em inglês com correspondente em inglês.
Serviço
Eucalipto – Histórias de um Imigrante Vegetal
Autor: Geraldo Hasse
JÁ Editores, 2006, 128 p.
Preço de capa: R$ 25,00
Preço na Feira: R$ 20,00

Deixe um comentário