Unisinos constrói novo campus em Porto Alegre

Obra em frente ao Colégio Anchieta inclui prédio acadêmico, teatro, passarela e espaços de conveniência e ambiental, com 1.007 vagas de estacionamento
Começará em breve a obra de implantação do campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em Porto Alegre. Pelos próximos dois anos, estarão em construção o prédio acadêmico, o teatro e o conjunto de serviços e conveniências. O campus também disporá de uma área de preservação ambiental, terá 1.007 vagas de estacionamento e erguerá uma passarela sobre a Avenida Nilo Peçanha – que será alargada nas adjacências, assim como a Avenida Luiz Manoel Gonzaga. O valor do investimento será de R$ 250 milhões
Para o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, a Companhia dos Jesuítas adota,com o novo campus, uma iniciativa coerente com o seu papel histórico: a educação como valor fundamental da sociedade. Também destaca que a obra em Porto Alegre fará do atual campus Anchieta, em conjunto com o da Unisinos, um espaço contínuo de formação humana, oferecendo desde a pré-escola até o pós-doutorado. “É uma demonstração que confiamos no Rio Grande do Su”, disse no lançamento do projeto nesta terça-feira no atual campus da Unisinos em Porto Alegre, na Avenida Luiz Manuel Gonzaga.
O diretor geral do Colégio Anchieta, padre João Claudio Rhoden, observa que além de responder a uma aspiração antiga de maior facilidade de acesso, o conjunto de obras possibilitará à comunidade anchietana usufruir de espaços educacionais e de diversos serviços oferecidos pela Universidade, como auditório, biblioteca, estacionamento e restaurante. Além disso, no contexto desse projeto, o Colégio Anchieta será contemplado com novas e modernas instalações para a Educação Infantil, numa ampla área disponível no seu campus – em projeto já concluído e só dependente de licença de instalação para o início da obra.
Procurando incrementar e dinamizar a presença em educação na cidade de Porto Alegre, desde 2007 se trabalha no sentido de fortalecer a Rede Jesuíta de Educação, explica o presidente da Associação Antônio Vieira, Padre João Geraldo Kolling. “Para isso, foi-se pensando e construindo um projeto que possa atender aos estudantes e à sociedade desde o infantil até a pós- graduação num mesmo espaço na capital gaúcha. Por isso, o empreendimento é de grande envergadura, vital importância e fundamental para a realização da missão jesuíta no sul do País”.
A obra em detalhes
Prédio acadêmico – Um edifício de oito andares será construído na Avenida Nilo Peçanha, em frente ao Colégio Anchieta, para uso acadêmico, com salas de aula de tamanhos flexíveis, auditórios, laboratórios e espaços administrativos e de convivência. O edifício destinado às atividades universitárias terá oito pavimentos, com área construída total de 18.073,50 m² – que corresponde a 33% da área total.
Terá frente para a Nilo Peçanha, erguido em recuo em relação à avenida. A construção aproveitará a topografia do terreno, começando a cerca de 10 metros abaixo do nível da Nilo Peçanha, e, mesmo com oito andares, não retirará a vista de quem estiver no Colégio Anchieta. Um dos desafios do projeto foi criar um pátio sem muros. Como o prédio está abaixo do nível da Nilo Peçanha, o aluno poderá entrar pelo estacionamento ou pela passarela que ligará o Anchieta à Unisinos. Só terá acesso ao pátio quem tiver passado pelo controle de entrada da Universidade.
Biblioteca e teatro – No recuo do edifício acadêmico, além da área de circulação do público universitário, funcionarão a biblioteca e o teatro – este com capacidade variável entre 400 e 600 pessoas -, com área construída de 1.249,96m² (3% do total). Com abertura lateral em relação à Avenida Nilo Peçanha, permitirão também apresentações internas, a portas abertas para a comunidade acadêmica. O teatro também terá acesso independente ao da Universidade.
Boulevard – Os serviços de terceiros serão abrigados num conjunto de três prédios, todos com térreo e sobreloja, com entradas laterais em relação à Avenida Nilo Peçanha, totalizando 4.257,78 m² de área construída (7% do total). O prédio central será maior, para abrigar restaurantes, livrarias e bancos, com a área externa abrindo para os fundos e para a Nilo Peçanha, com mesas ao ar livre. Os três terão cobertura verde e captarão água da chuva em reservatório, para regar as plantas.
Estacionamentos – 1.007 vagas serão disponibilizadas no campus, em espaços subterrâneos às áreas construídas em todo o terreno, correspondendo a 57% da área total, com 31.273,65m². Esses locais disporão de bicicletário e de vestiários com chuveiros.
Passarela – Uma passarela entre os dois campi (Unisinos e Anchieta), sobre a Avenida Nilo Peçanha, será construída. Ela estará disponível tanto ao público em geral quanto ao estudantil – com acesso exclusivo a este último nos espaços acadêmicos. Funcionarão, na prática, como duas passarelas em uma: uma será pública, ligando uma calçada à outra. Outra servirá ao fluxo dos alunos, ligando o Anchieta à Unisinos, com acesso via cartão de identificação.
Alargamentos de vias – Pistas da Nilo Peçanha e da Rua Thomaz Luiz Gonzaga serão alargadas nas imediações e terão recuos próximos aos dois campi, de forma a facilitar o acesso e o tráfego.
Área de preservação – Em forma de um triângulo, num dos extremos do terreno, serão destinados 13 mil m² (cerca de 20% da área total), para preservação, com árvores e fonte de água mineral. Algumas árvores que atualmente estão em partes em que será implantada a obra serão transplantadas para esse espaço.
A Unisinos em Porto Alegre
Presente em Porto Alegre na década de 1970, com cursos no Colégio Anchieta, a Unisinos retornou à Capital em 2006, com a Escola de Design, e se instalou de vez no atual campus em 2010. Em 2013, a Universidade passou a organizar seus campos de conhecimentos em seis escolas: de Humanidades, Saúde, Indústria Criativa, Direito, Gestão e Negócios e Politécnica.
Nelas estão inseridos os cursos de graduação, pós-graduação e extensão atualmente disponíveis (conforme lista). A Unisinos conta atualmente com 3.870 alunos em Porto Alegre.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *