O presidente do Uruguai, José Mujica, defendeu a construção de um porto regional no Rio da Prata, com o apoio do Brasil, país que qualificou de espinha dorsal da integração continental.
A proposta, duramente criticada por empresários portuários brasileiros, foi apresentada por Mujica à presidente Dilma Rousseff na sexta-feira (7), quando foi recebido no Palácio do Planalto.
“Sobre a região, conversamos com a visão de promover (a construção de) um porto regional, que não pretende ser um porto uruguaio, mas sim da região. O Rio da Prata está se transformando em um cortiço de barcos. É um rio complicado e necessitamos dar respostas”, disse Mujica.
O presidente destacou que não foi abordado o tema do financiamento da obra. “Não falamos do financiamento, e sim de outras coisas, de como vai favorecer o Brasil, Paraguai e Bolívia, que são companheiros que estão envolvidos, e a Argentina, que é imprescindível”.
Desde 2010, Mujica defende a construção de um complexo portuário no Rio da Prata. No início do ano, ele afirmou que seu governo e o da presidente Dilma Rousseff iriam implantar o empreendimento, avaliado em US$ 500 milhões, e que o Brasil arcaria com 80% dos custos, através do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul.
O projeto prevê a instalação de um complexo de águas profundas em Rocha, às margens do rio, no Uruguai.
A cidade fica 210 quilômetros a nordeste de Montevidéu, a capital do país, e a 321 quilômetros do porto brasileiro de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
Em fevereiro passado, essa ideia levou diretores da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) e da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec) a se reunirem com o então ministro dos Portos, Antônio Henrique Silveira, a fim de questioná-lo sobre o empreendimento, que foi duramente criticado.
“O Uruguai tem direito a ter novos portos e esse não é o problema. O fato é que nós não podemos financiar um concorrente, enquanto temos grandes carências em acessos terrestres e aquaviários e na infraestrutura portuária”, destacou o presidente da ABTP, Wilen Manteli, em entrevista publicada em A Tribuna na edição de 25 de fevereiro deste ano. (Fonte: Tribuna de Santos)
Uruguai pede ajuda do Brasil para construir porto
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário