Higino Barros
Ocupar um espaço público com uma programação musical de qualidade. Essa foi a ideia que impulsionou o fotógrafo e produtor cultural Marcos Monteiro a criar em 2016 o projeto “Chapéu Acústico”, um dos mais bem sucedidos da cena cultural de Porto Alegre. Para marcar um ano de existência, em setembro, será realizado um festival com dez atrações, começando nessa terça feira, com Valéria Houston, na Biblioteca Pública Estadual (BPE). O projeto ocorre uma vez por semana, já apresentou 35 atrações e mais de uma centena de músicos e em setembro terá dez sessões.
“ O projeto parte de uma soma de vontades. A Biblioteca Pública entra com o local, os músicos com o talento e eu com a seleção dos artistas. Não há verba pública, nem patrocínio, nem cobrança de ingresso. Os músicos são pagos por contribuição espontânea. Literalmente a gente passa o chapéu entre o público. É uma fórmula que vem dando certo”, conta Marcos Monteiro.
O mais bonito
O Salão Mourisco, onde são realizadas as apresentações, é considerado o ambiente mais bonito da Biblioteca Pública Estadual. O local é decorado pelo pintor Ferdinand Schlatter. Ele inspirou-se em Alhambra, em Granada. O Salão combina as pinturas douradas com as luminárias em estilo florentino. Em cada canto, há uma coluna de mármore com os bustos de Dante Alighieri, Homero, Luís Vaz de Camões e William Shakespeare. É nesse cenário que acontece as apresentações musicais.
A diretora da Biblioteca Pública Estadual, Morganah Marcon, comenta com entusiasmo a parceria para a realização do Chapéu Acústico:
“A parceria com o Marcos Monteiro trouxe nova vida para a Biblioteca, um novo público e uma nova casa para os músicos locais. Público e músicos se beneficiam deste ambiente maravilhoso, com essa acústica impecável”.
Segundo ela o projeto se solidificou e já fez seu público fiel, que lota a casa todas as terças feiras. “Pelo menos um terço do público já é espectador constante que vem a todos espetáculos. A mídia dá excelente repercussão ao projeto, e consequentemente à biblioteca. O público é convidado a participar de outras atividades musicais, literárias, da associação de amigos da biblioteca. Para nós, foi e é uma grande parceria! Que esse projeto tenha vida longa”, diz Morganah Marcon.
Serviço:
“Música Colorida” – Com Valéria Houston e Rafael Erê ao violão, parceiro musical da cantora há dez anos, dentro e fora do Brasil. O show tem classificação etária de 16 anos, e duração de 1h15min.
Dia: 5 de setembro de 2017 (terça-feira). Hora: 19h Local: Biblioteca Pública do estado (Riachuelo, 1190) Contribuição espontânea.
PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO

Valeria Houston abre festival de comemoração de um ano do Chapéu Acústico
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário