Um dos acontecimentos mais significativos do cenário cultural gaúcho em 2017 foi o lançamento do documentário “Central”, de Tatiana Sager e Renato Dorneles, sobre o a vida no Presídio Central de Porto Alegre, considerado em 2008 o pior do país. Dialogando com esse tema- o universo prisional- o fotógrafo Jorge Aguiar, expõe no domingo, 06, no Brique da Redenção, a mostra “Hades- Deus do Inferno”.
O trabalho, realizado entre 2012 e 2014, é sobre o espaço físico destinado aos habitantes do Presídio Central e do Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso. Foi exposto anteriormente, esse ano, no 7º Festival de Fotografia de Tiradentes (MG) e na Faculdade de Comunicação da PUC/RS. Agora chegou a vez de ser visto em local de grande circulação de pessoas, junto ao Arco dos Expedicionários.

O co–diretor do documentário “Central”, Renato Dorneles, dá sua opinião sobre a exposição “Hades”: “O inferno existe. É a mais pura verdade. A prova está nas marcas deixadas nas paredes, no piso, no teto e nos portões que o cercam. Através da fotografia, o documentarista Jorge Aguiar nos leva a um profundo mergulho neste inferno. São imagens que dispensam legendas e, por si só, nos mostram a dura realidade do Presídio Central de Porto Alegre e do Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso. E nem é preciso exibir rostos tristes, sofridos, malvados, doentios… Os cenários são suficientes para nos contar tudo sobre esses infernos cercados pelo concreto e pelo asfalto da cidade, tão próximos da vida cotidiana e, ao mesmo tempo, distantes e invisíveis aos olhos da sociedade”.
SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO: Hades- Deus do Inferno”
Dia 06 de Agosto
Horário das 10:00 as 18:00
Parque da Redenção
Varal de fotografias sobre Presídio Central será exposto no Brique da Redenção
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Comentários
Uma resposta para “Varal de fotografias sobre Presídio Central será exposto no Brique da Redenção”
-
Vai ter algum abobado dizendo que isso nao é arte

Deixe um comentário