
Helen Lopes
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) do Estado realizou ontem uma pesquisa com lojistas de 12 municípios gaúchos para avaliar o desempenho das vendas neste Natal. Em relação a 2006, houve um incremento médio de 10% em todo o Estado. Segundo o estudo, a variação foi de 7% a 14%, sendo o menor índice registrado em Santa Maria e Passo Fundo e o maior em Caxias do Sul.
Na avaliação do presidente da Federação, Vítor Augusto Koch, o bom desempenho de Caxias do Sul se deve à economia diversificada da cidade. “Naquela região há vasta circulação de dinheiro”, explica.
De acordo com Koch, a expectativa de vendas que já era boa, foi superada. Ele aponta como principais motivos o aumento da massa salarial, a expansão do crédito, a moeda estabilizada e a tendência de queda nos juros. “O resultado foi extremamente positivo e as vendas devem continuar aquecidas em 2008 porque em janeiro já começam as liquidações”, acredita Koch, que projeta para fevereiro uma mega liquidação em todo o Estado.
O pagamento do salário de dezembro do funcionalismo público que começou ontem também é comemorado pela Federação, que espera mais incremento nas vendas até o final do mês. “São mais de 300 mil servidores, que tem seus rendimentos garantidos e isso, com certeza, reflete no comércio”, entende Koch.
Vestuário lidera preferência
A pesquisa também indica que os gaúchos preferiram comprar confecções, brinquedos e produtos eletrônicos no Natal. Outro dado é sobre o desempenho das empresas gaúchas: Nas Lojas Lebes, o crescimento foi de 10%, com destaque para a venda de televisores LCD, câmeras digitais e celulares. Nas Lojas Benoit, o aumento deve ficar entre 7,5% e 8%. Os produtos mais comercializados foram eletrodomésticos, câmeras digitais, DVD’s e celulares.
Na CR Die Mentz, o destaque em vendas ficou por conta dos televisores, DVD’s, aparelhos de som e computadores, mas o índice de aumento ainda não foi concluído. Já nas Lojas Grazziotin, que atua no segmento de confecções, o crescimento foi de 10%, em relação a 2006.
Na pesquisa foram ouvidos comerciantes de Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo, Uruguaiana, Montenegro, Pelotas, Carazinho, Canoas, Rio Grande, Santo Ângelo, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Deixe um comentário