Vereadores barram processo de impeachment contra Marchezan

Durou duas horas a votação que barrou a continuidade do processo de impeachment do prefeito Nelson Marchezan Júnior. Às 17h, por 28 votos contra e 7 a favor, o processo foi arquivado. Apenas a oposição votou pela admissibilidade do pedido.
Foi uma tarde atípica na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A votação do inédito pedido de impedimento do mandatário da Capital gaúcha foi assistida pelos servidores em greve, que encheram as galerias do plenário.
Às 15h, o vereador Mauro Pinheiro leu o documento, que chegou no último dia 11 no Legislativo municipal e que acusava o prefeito de renunciar receita de aplicativos de transporte.
Após a leitura, o presidente da casa, vereador Cassio Trogildo, discursou por dez minutos na tribuna, explicando o procedimento desde o recebimento da ação até a votação desta quarta-feira, 18/10.
Impeachment, governabilidade, servidores, prefeito, Temer, diversos foram os temas levados à tribuna até a votação final. A cada discurso uma certeza, o pedido de impeachment não tinha o embasamento adequado para ser aprovado.
“Podiam ter caprichado melhor”, chegou a comentou no corredor um parlamentar da base do governo.
“Um pedido ridículo”, avaliou o líder do governo, Moisés Barboza. Assessores do governo garantem que a sessão fortalece o prefeito Marchezan, que está com sua relação com a Câmara abalada devido a greve dos servidores, que exigem a retirada de projetos do Executivo que mexem nos planos de carreira, e a derrota na votação da revisão do IPTU.
Após resultado, prefeito divulgou nota
O prefeito Marchezan Júnior se manifestou por uma nota pública sobre o resultado que arquivou o pedido de impedimento de seu mandato, confira na íntegra:

Os vereadores que votaram contra a admissibilidade nesta quarta-feira, 18, deram demonstração de responsabilidade perante os cidadãos porto-alegrenses. O pedido não tinha sustentação técnica ou jurídica, o que foi amplamente esclarecido pela prefeitura, e tão somente tinha o objetivo de desgaste político. 
Seguirei trabalhando com máxima transparência e todo o empenho para enfrentar os desafios e entraves para que Porto Alegre recupere o patamar de equilíbrio financeiro e seja uma cidade próspera ao desenvolvimento social e econômico dos seus cidadãos.
Nelson Marchezan Júnior, Prefeito de Porto Alegre

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *