Foi lançada na tarde desta sexta-feira na Câmara de Vereadores de Porto Alegre a Frente Parlamentar da Desestatização. Encabeçada pelo vereador Ricardo Gomes (PP), e composta por nove vereadores, a Frente quer reforçar no legislativo sobre privatizações, concessões públicas e ppp’s (parcerias público privadas).
Dmae, Carris, praças, parques, mercado público, equipamentos culturais, saúde e educação estão entre os temas que entraram nos debates.
Para o vereador Felipe Camozzato (NOVO) a Frente é uma boa iniciativa e que pretende discutir serviços que o poder privado pode fazer no lugar do poder público. “Nem tudo é privatização, isso tem que ficar claro. Geralmente o serviço público faz muito pouco e faz mal”, comentou o parlamentar.
Já estão marcada seis audiências públicas para o ano de 2018. Cada uma irá discutir um tema diferente.
Secretário diz que “Porto Alegre é uma vanguarda do atraso”
Um serviço para o público não precisa, necessariamente, ser executado pelo serviço público – é a opinião do secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, que apoia a iniciativa da Câmara.
Para Vanuzzi, Porto Alegre “é uma vanguarda do atraso. Precisamos que o setor público capture a eficiência do privado”, afirmou. Sobre o que chamou de desestatização, elencou três eixos de trabalho, a transferência de serviços públicos de inferência social, a mobilização dos ativos imobilizados e a diminuição da intervenção pública na esfera econômica. “Precisamos de instituições sólidas, estabilidade política, estudo com viabilidade econômica e serviço de qualidade”, concluiu.

“A Frente abre uma luz sobre Porto Alegre para que possamos passar essa energia para o Brasil”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos. Para ele, a questão da privatização deve ser tratada com mais radicalismo, visto a situação econômica atual do país.
Participam da Frente de Desestatização também os seguintes vereadores:
João Carlos Nedel (PP), Mendes Ribeiro (PMDB), Valter Nagelstein (PMDB), Professor Wambert (PROS), Mônica Leal (PP), Comandante Nádia (PMDB) e Idenir Cecchim (PMDB).
Vereadores lançam frente a favor de privatizações e PPPs
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Comentários
2 respostas para “Vereadores lançam frente a favor de privatizações e PPPs”
-
Esses caras deviam abrir as suas empresas e trabalhar para ganhar seu próprio dinheiro. Deixem as empresas públicas para quem se preocupa com as pessoas e o social.
-
Exatamente! Se acham tão ruim assim o Estado, por que lutam tanto pra se pendurar nas suas tetas? E tem uns aí nessa turma que estão mamando há gerações…
-

Deixe um comentário