Um projeto que consumiu quase 10 anos de muito trabalho trouxe as raízes açorianas para os Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. O empreendedor rural Agamenon Lemos de Almeida, até então produtor de grãos, apostou na produção de vinhos e espumantes como um segmento de trabalho, porém com influências de suas origens portuguesas.
A iniciativa deu certo e, além da vinícola, uma vila açoriana construída no município de Muitos Capões têm ajudado a difundir os costumes e promover o enoturismo.
O empresário participou de projeto coletivo do Programa Juntos para Competir, parceria entre FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, e realizou diversas consultorias para viabilizar o novo negócio, a Vinícola Fazenda Santa Rita.
A técnica da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS Angélica Brandalise relata que o empresário finalizou recentemente a participação no programa PAS Uva, viabilizado em parceria com o Senai, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Embrapa Uva e Vinho, que tem como objetivo a melhoria da qualidade de processos. “A implementação da vinícola contou com esse acompanhamento, na elaboração da uva para o espumante, por exemplo, porque o empresário sempre teve a preocupação de fazer tudo correto e da forma mais segura possível”, ressalta.
Além da qualidade dos produtos, a gestão do negócio também foi um ponto bastante explorado durante os acompanhamentos. “Planejamento estratégico, tomada de decisão, organograma, consultoria financeira, bem como ações de mercado, possibilitando a participação dele em eventos do segmento”, destaca Angélica. Segundo ela, a proposta é um marco na região, que tem como principal característica o vinho de origem italiana. A formatação do negócio trabalha fortemente o enoturismo. “Ele tem muita visão empreendedora, e como entrou em uma área totalmente nova, esse acompanhamento foi importante”, destaca a técnica.
A história da Vinícola Fazenda Santa Rita começou a tomar forma em 2009, com a primeira videira instalada em uma área de 12 hectares de sua fazenda, que tinha, até então, a soja e o arroz como principais produtos de plantio. As variedades escolhidas foram Merlot, Chardonay, Sauvignon Blanc e Pinot Noir. A produção iniciou em 2012 e, com três anos de vinificação, o empresário recebeu prêmios nacionais e internacionais pela qualidade do seu produto.
Vinícola expande produção na região dos Campos de Cima da Serra
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário