Violência doméstica é tema de filme e debate no Santander Cultural

Vidas Partidas, com Domingos Montagner e Naura Schneider, é um filme sobre a violência doméstica, que será exibido no dia 1 de dezembro no Santander Cultural, em Porto Alegre, como parte da Campanha Internacional pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

A sessão, às 19 horas, é gratuita e, em razão do número restrito de lugares existentes no local, foram enviados convites aos integrantes da rede de enfrentamento e combate à violência doméstica, que terão preferência para assistir ao filme.

No local, os convidados poderão fazer doação à Casa Lilás e Viva Maria, que atuam no acolhimento das mulheres em situação de violência doméstica e seus filhos menores, fazendo a entrega dos seguintes itens: chinelos de borracha numeração de 20 a 38 e itens de beleza.

Às 17h, a imprensa está convidada para um bate papo, na sala multiuso do Santander Cultural, onde será abordado o filme e serão debatidas questões relativas à temática, com a atriz e produtora da obra, Naura Schneider.
Participam também da discussão a juíza de Direito e a Defensora Pública que atuam no 1º Juizado de Violência Doméstica de Porto Alegre, Madgéli Frantz Machado e Elisa Dias de Castro Stoduto, respectivamente, a juíza-corregedora e Coordenadora da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Traudi Beatriz Grabin, a promotora de Justiça Ivana Battaglin, da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, e a delegada de Polícia da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, de Porto Alegre, Tatiana Bastos.
A mediação será feita pelo diretor da Escola da AJURIS, desembargador Cláudio Luís Martinewski. O filme será exibido na sala de cinema do Santander Cultural, às 19h e, ao final, a obra será comentada por Naura Schneider, pela Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do RS e fundadora da ONG Themis, Denise Dora, e outros convidados, além de contar com a participação do público.
Natural de Santa Maria, Naura é atriz e graduada em jornalismo e já participou de diversas produções da TV Globo, entre novelas e seriados. No filme Vidas Partidas, interpreta Graça, que sofre violência por parte do marido, personagem vivido pelo ator Domingos Montagner. Uma das organizadoras da atividade, a magistrada Madgéli Frantz Machado destaca a importância da contribuição do cinema para “trazer à tona um tema que normalmente fica na invisibilidade”.
Violência doméstica em números
Segundo dados da Corregedoria-Geral da Justiça,  em 2015, foram aplicadas no RS mais de 58 mil medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica. Apenas no primeiro semestre de 2016, 42.054 medidas já foram concedidas e mais de 60 mil novos processos foram iniciados.
 
 

SERVIÇO

Sessão especial do filme Vidas Partidas

Data: 1º/12/2016 (quinta-feira)

Local: Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1028) – Porto Alegre

17h: Naura Schneider e integrantes do sistema de Justiça que atuam na temática da violência doméstica conversam com a imprensa
19h: Exibição do filme seguido de comentário sobre a obra e o tema da violência doméstica, com a atriz e produtora Naura Schneider, Denise Dora e convidados.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *