A Feira do Fronteiras

Naira Hofmeister
Desde a concepção do Fronteiras do Pensamento, ainda em 2006, até o planejamento da edição do próximo ano, o norte da equipe de curadores e de executivos foi um só: “Fazer um evento que ensine a pensar”, observou, ainda em março de 2007, o curador Fernando Schüller.
Pelo que revelam os números de livros comercializados na banca dos 26 encontros esse objetivo foi cumprido com excelência. Os alunos do curso de altos estudos compraram quase mil exemplares de obras escritas pelos 35 conferencistas que estiveram no palco do Fronteiras até agora.
Na véspera do derradeiro encontro, que terá o best-seller francês Michel Houellebecq como protagonista, a expectativa cresce. Uma Feira do Livro vai reunir as quatro livrarias que participaram do evento para vender livros com 20% de desconto. Bamboletras, Palavraria, Vozes e Zouk vão estar juntas no saguão do Salão de Atos nessa terça-feira, 4 de dezembro.
Além de escritores que subiram ao palco do evento, a feira vai vender títulos afins às teorias expostas. A Feira do Livro do Fronteiras do Pensamento abre suas bancas às 19h e segue aberta até o encerramento da palestra de Houellebecq.
Os mais vendidos
Um levantamento inicial realizado pelos livreiros que participaram do Fronteiras do Pensamento dá conta de quase mil exemplares vendidos. As cinco sessões de autógrafos protagonizadas pelos conferencistas deram um empurrão nas vendas, mas o interesse dos leitores em aprofundar os temas foi permanente.
A polêmica tese que acusa a religião de enganar os homens fez o britânico Christopher Hitchens disparar na frente dos demais autores. Seu livro Deus não é Grande (Ediouro) foi o mais procurado de todos os encontros: vendeu 90 exemplares. Somado aos outros três títulos, lhe valeu o posto de autor mais vendido, totalizando 118 obras. Os alunos puderam levar para casa exemplares com a assinatura de Hitchens, que durante quase uma hora, autografou na noite de 6 de novembro.

Em seguida aparece de Charles Melman, que também promoveu sessão de autógrafos na noite de 15 de maio. Foram quatro diferentes títulos que somaram 97 livros vendidos.

Apenas um a menos que o francês Luc Ferry, que mesmo sem o incentivo dos autógrafos, foi responsável por 96 livros vendidos. Aprender a Viver (Objetiva) foi adquirido por 75 leitores diferentes, vice-campeão entre os livros. Luc Ferry também ocupa o posto de autor mais estável, já que suas obras venderam bem durante todo o ano, apesar de sua conferência ter sido a primeira do Fronteiras do Pensamento, em 20 de março.

Fechando a tríade francesa dos mais procurados, Michel Maffesoli, que foi o autor com maior diversidade de obras vendidas: sete obras expostas nas prateleiras das livrarias do Fronteiras do Pensamento foram adquiridas por leitores. Os sete títulos diferentes do sociólogo renderam-lhe também o posto de 4º mais procurado: 83 livros de Maffesoli foram parar nas bibliotecas de alunos.

As três únicas mulheres entre os nomes do evento foram responsáveis pela venda de 152 livros nas livrarias do Fronteiras. Vampes e Vadias (Editora Francisco Alves), da feminista norte-americana Camille Paglia foi a preferência de 66 alunos do curso. Já as histórias de conflitos no oriente da norueguesa Asne Saiesrtad, renderam 76 exemplares a menos nas livrarias. E a brasileira Sandra Pesavento emplacou a venda de 10 exemplares, mesmo dividindo a noite com o afamado historiador francês Roger Chartier. Outro representante tupiniquim na lista dos mais vendidos foi Marcelo Gleiser, cuja temática sobre ciência, mídia e aquecimento global incentivou a compra de 25 livros escritos por ele.
Confira os números
Autores mais vendidos:

1 Christopher Hitchens – 118
2 Charles Melman – 97
3 Luc Ferry – 96
4 Michel Mafessoli – 83
5 Asne Saierstad – 76
6 Camille Paglia – 66
7 Iván Izquierdo – 61
8 Immanuel Walerstein – 55
9 Bernard-Henri Lévy – 52
Títulos mais vendidos:

1 Deus não é grande (Christopher Hitchens) – 90
2 Aprender a Viver (Luc Ferry) – 75
3 Vampes e Vadias (Camille Paglia) – 66

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *