A Sulgás, uma das estatais na lista das privatizações, vai ter um de seus melhoras anos em 2018.
O consumo de gás natural, do qual ela é a única fornecedora no Rio Grande do Sul, cresceu 14% no Estado em relação a 2017.
A expansão foi puxada pelo aumento das vendas de GNV (gás para veículos), que cresceram 30%, mas também o mercado industrial se mostrou ativo: dez novos contratos para fornecimento de gás a indústrias de médio e pequeno porte foram assinados este ano.
Os outros dois segmentos do mercado da Sulgás são: o consumo residencial e a cogeração, que é o gás fornecido para geração de energia.Tiveram crescimentos menores.
A demanda pelo gás veicular decorre do preço da gasolina, que torna vantajosa a conversão de carros, caminhões e ônibus para o uso de gás.
Em parceria com o Sulpetro, o sindicato dos varejistas, a Sulgás começou a treinar revendedores de combustíveis para operações com o gás natural.
A primeira palestra foi realizada nesta terça-feira (20), na sede do sindicato, em Porto Alegre.
Durante o evento, que reuniu proprietários de postos de combustíveis, o diretor-presidente da Sulgás, Rafael Pezzella, destacou os resultados positivos do setor. O consumo de gás veicular bateu recorde em outubro, chegando a 285 mil m³/dia.
Só entre agosto e setembro, foram mais de duas mil adaptações para o uso de GNV, ampliando a frota para mais de 71 mil veículos rodando com esse combustível no Rio Grande do Sul.
“Com esses números, outros seis postos poderiam abrir para a venda de GNV. Mas o desafio, agora, é fazer com que as adaptações continuem acontecendo e que consigamos colocar mais opções de abastecimento em locais estratégicos”, acrescentou Pezzella. Atualmente, são 85 postos revendendo GNV no Estado.
Em sua apresentação, o coordenador de Marketing da Sulgás, Guilherme Cabral, adiantou que a Companhia planeja ações para estimular o consumo de GNV.
“Em 2019, realizaremos ações promocionais nas revendas que contam com GNV. Também desenvolveremos um aplicativo para os motoristas identificarem os postos que vendem o produto, onde estão localizadas as empresas instaladoras e quais são os preços do combustível”, adiantou Cabral.
O próximo evento está agendado para a quarta-feira (28), das 13h30 às 17h, na Sede do Sulpetro, em Porto Alegre. O encontro será dirigido para gerentes e funcionários dos postos de combustíveis. Informações e inscrições: (51) 3930-3800 ou pelo WhatsApp (51) 99798-0973.
A procura pelo serviço de instalação de kits de GNV também aumentou. Oficinas especializadas no serviço relatam que houve um incremento de pedidos de orçamento em cerca de 300%. A fila de espera que era de duas semanas, passou para dois meses.
Tendência que também pode ser comprovada pelo número de acessos ao simulador de economia no site da Sulgás. A média de acessos era de 463 usuários únicos por mês e, em maio, esse número saltou para 894.
(Com informações da Assessoria de Imprensa)
Consumo de gás veicular cresce 30% no Rio Grande do Sul
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Deixe um comentário