Sartori sanciona lei que autoriza terceirização da inspeção sanitária

O governador José Ivo Sartori assinou, na manhã desta quinta-feira, 21/12, o decreto que regulamenta a lei 15.027/ 2017, que trata da fiscalização e da inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal no Rio Grande do Sul.
Aprovado pela Assembleia Legislativa em 15 de agosto deste ano, o novo sistema insere mudanças operacionais no atual modelo.
Na votação do projeto na Assembleia gaúcha, servidores públicos da Secretaria de Agricultura do Estado (Seapa), em grande parte veterinários e representantes sindicais, chegaram a lotar as galerias do plenário pra protestarem, mas não adiantou. A ALRS aprovou a nova lei por 34 votos a 15.
Com a assinatura do Governador, as empresas agropecuárias e os frigoríficos poderão contratar médicos veterinários junto à iniciativa privada para realizarem inspeções em seus estabelecimentos, não necessitando mais do fiscal da Seapa.
Esses profissionais deverão estar credenciados no Ministério da Agricultura com permissão para tal atividade. A inspeção será uma será uma atividade distinta da fiscalização.
“A modernização do sistema de inspeção sanitária e industrial vai impulsionar o setor da proteína animal. Falamos de crescimento para um dos setores mais importantes da economia gaúcha, com o aumento de receitas públicas e a geração de emprego e renda, além de trazer mais segurança ao consumidor na garantia da qualidade dos alimentos de origem animal”, ressaltou o governador.
De acordo com o texto, a inspeção sanitária e industrial fica separada da fiscalização por serem atividades distintas.
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Uma resposta para “Sartori sanciona lei que autoriza terceirização da inspeção sanitária”

  1. Avatar de Gisele Varani
    Gisele Varani

    Com essa nova reforma trabalhista qual colaborador vai ir contra o empregador??? A isenção do Estado nos daria maior segurança. Já não basta leite com cal, agrotóxicos em excesso, agora essa notícia! Agora está explicada a reforma da previdência, morreremos mais cedo pelo veneno alimentar… Nem precisaremos nos aposentar!!! Triste…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *