A Lei Pietro institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, de 14 a 21 de dezembro.
Suas atividades devem incentivar a doação e cadastrar os voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Hoje, há 2.400 pessoas no Brasil procurando doadores. Com apenas 300 mil candidatos à doação já cadastrados, a busca por compatibilidade é sempre difícil – as chances são de um para cada 100 mil.
A leucemia mielóide foi descrita pela primeira vez em 1829 por um médico francês. Apesar de quase dois séculos de pesquisas ninguém consegue saber qual sua origem.
A proposta aprovada pela Câmara está no Senado, onde já é uma causa célebre. O presidente José Sarney recebeu o texto das mãos do deputado pai, numa cerimônia transmitida pela TV, prometendo desta vez aprovação rápida. De lá, o texto seguirá para assinatura de Lula.
O Rio Grande do Sul é o estado que tem maior índice de incidência de leucemia, 8,32 casos em 100 mil – logo, será o maior beneficiário da medida.
O transplante é indicado também para pacientes que sofrem de linfomas, anemias graves, imunodeficiências congênitas e outras 70 doenças dos sistemas sangüíneo e imunológico.
Como a diversidade genética do país é grande é necessário que o cadastro reflita isso. Por exemplo: serão necessários 300 mil gaúchos nos bancos de doação, distribuídos nas diferentes regiões, para se chegar um doador compatível.
COMO SE CADASTRAR
O procedimento é simples. Basta ir a um banco de sangue, levando a RG.
O cadastrado ficará numa lista e poderá ser chamado se e quando necessário. É raro que isto aconteça – como só um em cada 100 mil é compatível, o mesmo vale para o doador.
COMO DOAR
O processo é indolor. Ao contrário do que muita gente pensa, não é mais preciso punção na coluna para retirar o material. Basta tirar sangue de uma veia do braço.
ONDE DOAR EM PORTO ALEGRE
Hemocentro do Rio Grande do Sul
Avenida Bento Gonçalves, 3.722, Partenon.
De segunda a quinta, das 8 às 16.
Agendamento pelo telefone 3336-2843.
Hospital de Clínicas
Rua São Manoel, 543
É no Posto de Saúde, com entrada nos fundos do hospital.
De segunda a sexta, das 8 às 17.
Agendamento pelo telefone 2101.8504.
Santa Casa
Av. Independência, n.° 155.
De segunda a quinta das 8 às 12 e 14 às 16.
Agendamento pelo telefone 3214-8670.
SERVIÇO / COMO E ONDE DOAR MEDULA
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Comentários
-
Tenho dúvidas,… a pessoa quando doa medula, precisa de descanso/ repouso, ou pode após a doação continuar a vida normalmente, dirigir veículos, trabalhar ,… ??????
-
Fiz a coleta a alguns anos e gostaria de saber se realmente estou no cadastro dos possíveis doadores, como e onde posso obter essa informação ???
Até porque preciso atualizar alguns dados.
Grata -
BOA NOITE!
INFELIZMENTE NO ANO PASSADO FIZ UMA CAMPANHA EM NOSSO CONDOMÍNIO PEDINDO PARA AS PESSOAS IREM SE CADASTRAR, QUANDO A UNIDADE MÓVEL ESTAVA NA BORGES DE MEDEIROS EM PORTO ALEGRE.
RESULTADO, NEM SEMPRE TINHAM PESSOAS PARA FAZER A COLETA, EM TORNO DO MEIO DIA… NINGUÉM PARA ESTE TRABALHO.
E TAMBÉM NÃO PEDIRAM TELEFONE OU E-MAIL DESTAS PESSOAS QUE FORAM, COMO VÃO CONTATAR????
O SERVIÇO ESTÁ A DESEJAR.
NÃO TENHO MAIS IDADE PARA DOAR, ESTOU COM 59 ANOS.
MAS TENHO TESTEMUNHAS QUE FORAM ATÉ O LOCAL E ESPERARAM BASTANTE TEMPO PARA SEREM ATENDIDOS, EM FUNÇÃO DE PESSOAL QUE NÃO ESTAVAM PRESENTES.
ESPERO QUE MELHOREM O SERVIÇO EM UMA PRÓXIMA CAMPANHA.
OBRIGADA PELA ATENÇÃO
BOA NOITE
NEIVA TONIELLO
Deixe um comentário