No último final de semana, de 15 a 17 de julho, mais de 500 estudantes estiveram no 64º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg). Foram 324 entidades credenciadas no encontro, com cerca de 20 debates sobre temas ligados à educação, saúde, juventude, democratização da comunicação, o golpe à democracia, além de discussões acerca do combate ao racismo, à lgbtfobia e sobre a cultura do estupro.
Uma pauta que permeou todos os debates foi a defesa da democracia e contra qualquer tipo retrocesso. Ao debate “Diálogo que nos UNE”, compareceram o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, o ex-Advogado geral da União, José Eduardo Cardozo; o deputado federal Ivan Valente (PSol-SP) e o representante do Partido Pátria Livre (PPL) Márcio Cabreira. Levaram suas opiniões sobre a crise política e apontaram perspectivas para o futuro do país.
Durante a plenária final realizada no domingo, 17, no auditório da Unip, em São Paulo, a UNE sugere um plebiscito sobre a realização ou não de novas eleições.

As lideranças estudantis reunidas na capital paulista convocaram ainda uma grande jornada nacional de lutas durante a semana do dia do estudante, 11 de agosto. O movimento estudantil planeja ocupar as ruas do país com três bandeiras prioritárias: “Fora Temer!”, “Fora Mendonça!” e contra a “Lei da Mordaça”.
O Congresso aprovou ainda uma resolução esclarecendo o que identifica como ações de desmonte no setor educacional, no atual modelo, que considera “retrógrado e privatista”.
Foi aprovada também uma plataforma eleitoral a ser entregue aos candidatos municipais com as reivindicações dos estudantes brasileiros. No texto, os estudantes pedem cidades que contemplem melhor a juventude, com mais mobilidade e cultura, por exemplo.
Também foi apresentado o novo regimento de carteiras de identificação estudantis, com adequações importantes para que cada vez mais entidades possam aderir ao sistema nacional de carteiras.
O plenário do Coneg aprovou ainda duas moções, contra o fascismo nas universidades e em apoio à ocupação do campus UFRJ Praia Vermelha.
(Com informações da UNE)
UNE quer plebiscito sobre novas eleições e fará jornada "Fora Temer"
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário