Projeto “Baú de Histórias” reforça a importância da leitura para 120 crianças em Guaíba (RS)

“Baú de Histórias” beneficia 120 crianças em Guaíba com contação de histórias e bibliotecas móveis | Crédito: Gabi Salsicha/Divulgação

Com patrocínio da RIP Serviços Industriais, as ações foram realizadas nos dias 03 e 04 de maio de 2022, na Escola Municipal de Educação Infantil Três Patinhos, que fica na Vila São Jorge, e na Escola Municipal de Educação Infantil Menino Jesus, Columbia City, em Guaíba (RS).

Nos dias 03 e 04 de maio de 2022, o projeto “Baú de Histórias” esteve na Escola Municipal de Educação Infantil Três Patinhos e na Escola Municipal de Educação Infantil Menino Jesus, em Guaíba (RS), que recentemente foram contempladas com duas minibibliotecas móveis para crianças.

Para incentivar o uso das bibliotecas, o projeto promoveu encontros de contação de histórias para que as crianças pudessem interagir com esse elemento lúdico de incentivo à leitura, que dispõem de livros, fantoches, jogos, brinquedos lúdicos e materiais pedagógicos.

Um dia especial e divertido com a entrega de uma unidade do “Baú de Histórias” em cada uma das escolas, seguida de oficinas gratuitas com contação de histórias para o público infantil.

Entregues de forma gratuita e para uso permanente das instituições contempladas, o objetivo é que os baús de histórias sejam usados para envolver e inspirar as crianças a se aventurarem de diversas formas no universo da leitura e fantasia, contribuindo para um desenvolvimento emocional, social e cognitivo mais amplo.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Baú de Histórias” visa difundir a literatura para o público de 04 a 12 anos a partir das minibibliotecas entregues pelo projeto.

Nesta cidade, o projeto é apoiado pela RIP Serviços Industriais, empresa patrocinadora que busca um crescimento contínuo em harmonia com a comunidade. Por isso apoia ações como esta, que visam potencializar a transformação local, melhorando vidas.

O projeto “Baú de Histórias” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Incentivar.

Sobre a RIP Serviços Industriais: Fundada em 1986, a RIP fornece serviços integrados especializados para diversos segmentos industriais, entre eles, Revestimentos Refratários, Isolamento Térmico, Proteção Anticorrosiva, Proteção Passiva, Acessos, Manutenção Eletromecânica, Manutenção Civil, Facilities, Operação e Manutenção em Ativos de Energia, além de serviços Offshore, como manutenções, acabamento de interiores, operação de guindastes e movimentação de cargas.

Uma empresa com 35 anos de história, que desde 2014, faz parte do grupo KAEFER. Com sede em Bremen, no norte da Alemanha, a KAEFER destaca-se como líder mundial na prestação de serviços integrados e provedora de soluções especializadas em Isolamento, Acesso, Proteção de Superfícies, Proteção Passiva contra Fogo e Acabamento de Interiores. Presente no mundo inteiro.

A empresa assume sua responsabilidade empresarial fazendo uma contribuição voluntária para o desenvolvimento sustentável da sociedade, que vai muito além das exigências legais, e compromete-se a fazer o uso mais econômico, ecológico e rentável dos recursos, em benefício de clientes e do meio ambiente.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa RIP Serviços Industriais.