Feiras ecológicas da José Bonifácio recebem, no sábado (07), Regina Tchelly, da Favela Orgânica

A Feira de Agricultores Ecologistas (FAE) e a Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF), em parceira com a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, recebem no próximo sábado, dia 7 de setembro, Regina Tchelly, chef de cozinha e empreendedora social, fundadora da Favela Orgânica.

A programação, a partir das 8h30, contará com uma caminhada guiada pelas feiras ecológicas da avenida José Bonifácio, seguida pelo lançamento da Cartilha Exigibilidade do Direito a estar Livre da Fome e uma roda de conversa, no “areião” da Redenção, entre as duas feiras.

A chef, que atua principalmente nas comunidades da Babilônia e Chapéu da Mangueira, no Rio de Janeiro, ensina como aproveitar o alimento de forma integral, sem desperdício, em uma gastronomia simples e criativa. Além disso, o projeto Favela Orgânica também combate a fome.

– Eu queria fazer algo que pudesse modificar a nossa relação com os alimentos. Me dava muita agonia ver tanta comida não aproveitada. Isso ficou na minha cabeça e em 2011 eu desenvolvi um projeto, em uma agência na época, que pudesse trazer benefício às favelas e à cidade, diz Regina

Essa cartilha faz parte de um projeto da Aliança, cujo núcleo gestor do Rio Grande do Sul trabalhou por 18 meses com foco no direito humano à uma alimentação adequada e saudável, levando em consideração todos os direitos que foram impedidos durante o processo de desmonte das políticas públicas através do antigo governo federal.

– A vinda de Regina Tchelly foi para trazer toda essa teoria na prática, por ela dialogar com os públicos alvos, com uma didática muito legal e trabalha tudo que está escrito na cartilha: alimentação adequada e saudável; aproveitamento integral dos alimentos, agroecologia e pancs, afirmou a agricultora Fran Bellé, estudante de nutrição e membro da Aliança.

(Com informações de Simone Otto, assessoria de comunicação da FAE)