Sobre o JÁ

O Jornal JÁ é um jornal brasileiro da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que circula desde 1985.

Em 2004 recebeu o Prêmio Esso, na categoria Reportagem com matéria “A Tragédia de Felipe Klein“, do jornalista Renan Antunes de Oliveira(*1950+2020). Em 2018, com 32 anos, o Jornal JÁ Porto Alegre deixou de circular em sua versão impressa com distribuição gratuita, circulando apenas em edições especiais temáticas para venda em bancas e online.

A JÁ Porto Alegre Editores é uma editora com diversos títulos lançados, entre eles, destaca-se Obra completa de Simões Lopes Neto. Lançou em 1999 a Agência de Notícias Ambientais, voltado a cobertura do meio-ambiente.

Pela JÁ Editores passaram diversos jornalistas como Mariano Senna da Costa, Elmar Bones, Sérgio Lagranha, Andres Vince, Guilherme Kolling, Carlos Matsubara, Fraga, Renan Antunes de Oliveira, Patricia Marini, Cleber Tentardini, Adriana Lampert, Patricia Benvenuti, Eduardo San Martin,Naira Hoffmeister, Lara Ely, Helen Lopes, Carla Ruas, Tânia Meinerz, Divino Fonseca, Lilian Bem David, entre muitos outros.

As origens da Jornal JÁ Editora

O projeto tem origem no jornal JÁ, mensário, lançado em outubro de 1985 em Porto Alegre. Em 1988 ampliou para uma experiência comunitária com o jornal JÁ Bom Fim no tradicional bairro judeu de Porto Alegre.

Em cinco anos, eram cinco jornais: JÁ Bom Fim, JÁ Moinhos, JÁ Cidade Baixa e JÁ Petrópolis.

Em 1997 começaram os projetos culturais com as leis de incentivo: História Ilustrada de Porto Alegre, no formato de fascículos colecionáveis, pioneirismo no Sul.

No ano seguinte, História Ilustrada do Rio Grande do Sul, também em fascículos encartados no jornal Zero Hora, sucesso de vendas.

A Espada de Floriano”, de 2000, é o primeiro livro. Já são mais de 40 títulos: jornalismo, história, literatura.

Em 2004 o JÁ tornou-se o primeiro jornal do Sul do Brasil a ganhar o Prêmio Esso de Reportagem, na categoria nacional, com a reportagem “A Tragédia de Felipe Klein“, de autoria de Renan Antunes de Oliveira, falecido em 2020.

Em 2015, por ocasião de seus 30 anos, o projeto JÁ ganhou o troféu de Antônio Gonzalez, da Associação Riograndense de Imprensa, por sua de “Contribuição à Imprensa”.

Em 2016 publicou em seu portal o “Dossiê Cais Mauá“, a primeira série de reportagens produzidas mediante financiamento coletivo. Duzentos leitores bancaram os custos da investigação para as reportagens sobre a privatização do porto de Porto Alegre.