Você, meu caro leitor, pode participar destas vendas se você está se preparando para desenvolver este canal de vendas em sua empresa ou se você está desempregado, você pode acessar para comprar e vender qualquer mercadoria online.
Podemos avançar em mercados como o online (onde a Oberlo por exemplo é líder em questões de dropshipping), enquanto os bons tempos chegam para nossa região, onde o desemprego cai, o investimento aumenta, a competitividade melhora e temos um governo que, como disse antes, articula todos os setores que promovem o desenvolvimento.
Venda Online, uma excelente fonte de rendimento
A compra de bens e serviços acessados através da Internet, é um mecanismo que gera renda, crescimento e porque não, contribui para gerar mais emprego em tempos como o atual, onde o desemprego está localizado em nossa região perto de 17%.
Comprar online tem um grande impacto na qualidade de vida, pois gera economia de tempo e deslocamento, tornando os mercados mais competitivos.
Globalmente, as compras online representam 10% das vendas totais e na América Latina esse percentual é de 1,9%, com o Brasil sendo o líder com uma participação de 38% e a Colômbia em quarto lugar com uma participação de 4,4%.
De acordo com a Câmara Colombiana de Comércio Eletrônico (CCCE), hoje, o comércio eletrônico contribui com 1,5% para o PIB nacional, e é uma indústria que está projetado para crescer ano após ano, devido à constante mudança no comportamento do consumidor hoje.
Hoje temos um consumidor muito mais informado que acessa o conhecimento dos produtos não só em físico, mas através de plataformas web, onde não só encontra características de produtos e serviços, mas também o acesso às experiências de compra dos usuários.
Atualmente, as categorias mais comercializadas através do comércio eletrônico são Moda (37%), Turismo (37%), Tecnologia (36%) e Indústria Criativa (34% Orange Economy).
Mesmo o consumidor brasileiro é muito tímido em relação às compras online internacionais, que representam apenas 14% das transações e 86% são feitas em lojas nacionais.
Espera-se que este ano as transações pelo comércio eletrônico superem os US$6.000 milhões de dólares.
Você meu caro leitor pode participar destas vendas se estiver preparado para desenvolver este canal de vendas em sua empresa ou se estiver desempregado, você pode acessar para comprar e vender pela Internet qualquer bem.
Existem modelos de negócios como o Amazon FBA ou o Retail Arbitrage que lhe permitirão aventurar-se neste mundo.
Há inúmeros cursos online para aprender, mas eu recomendo que você estude por conta própria antes de tomar a decisão de acessar um curso, porque eles são caros (é claro que depende da plataforma e do curso).
Estes negócios consistem em comprar na China ou em lojas para vender em sites especializados de venda online ou na Amazon.
Para quem não tem ideia do que é a Amazon, é a pioneira empresa americana de comércio eletrônico no mundo, que começou a vender livros e hoje é completamente diversificada vendendo todos os tipos de itens em todo o mundo.
É a empresa líder mundial em comércio eletrônico, assim como a Alibaba. Hoje podemos acessar tanto a Amazon quanto a Alibaba e encontrar uma grande variedade de produtos que podem ser comprados para venda tanto em mercados locais quanto em plataformas de negociação global.
A abertura das fronteiras do mercado electrónico
Se a sua empresa produz bens e serviços, não exclua a possibilidade de aceder ao mercado electrónico global. Existem plataformas que podem comercializar bens e serviços como Marketplace, Dropshipping ou Flashsales.
De acordo com dados da Câmara Colombiana de Comércio Eletrônico, a China pode ser um comprador potencial de bens e serviços cujo valor agregado local ou diferenciado é alto, artesanato, produtos gourmet da região, cosméticos, moda e acessórios, joias e cafés especiais.
Se você estiver interessado em entrar neste mercado, sugerimos que comece com a determinação do mercado potencial. Isto é feito através de um estudo de mercado que ilustra os hábitos de consumo do mercado escolhido acompanhado de uma análise competitiva contrastada com a vantagem competitiva do produto ou serviço a ser vendido.
Além disso, pode ser inspirado por histórias de sucesso, que se refere a investigar o caminho que outros já percorreram e compreender as variáveis-chave de sucesso e os aspetos que devem ser levados em conta para que a estratégia seja bem-sucedido.
Deve também desenvolver um plano de divulgação e marketing, entendido como a promoção do seu portal, bom ou serviço através de plataformas como o Google e redes sociais, design e implementação, que inclui a definição de plataforma de pagamento, design de imagem e desenvolvimento web, gerar estratégia de logística e estabelecer o serviço ao cliente.
Finalmente, escolher o provedor de tecnologia que pode ser através de um portal em si ou através de um Marketplace.
Se quer aumentar a renda, o que está esperando para investir nas vendas online?