A contemplação de flores, uma tradição milenar na China, é o segmento mais ativo da economia do turismo naquele país, nos meses da primavera que lá está começa em março.
Em fevereiro e março, na plataforma Qunar, especializada em serviços de viagens, as buscas por “observação de flores” mais que triplicaram em comparação ao mesmo período de 2024.
A tradição de contemplar flores vem de longe. Acredita-se que, já na Dinastia Tang (618-907), os chineses cultivavam o hábito de ir aos arredores da cidade com amigos e familiares para apreciar as flores e venerar as fadas florais.
Wuhan, capital de Hubei, – que ficou conhecida no mundo inteiro, como a cidade onde a epidemia da covid começou – é famosa por suas cerejeiras em flor e uma das cidades que recebem milhares de turistas de todo o pais. Eles enfrentam longas filas para entrar no Jardim de Cerejeiras do Lago Leste, onde mais de 10.000 cerejeiras de mais de 60 espécies recepcionam os visitantes com sua fragrância e flores em plena floração.
Desde março, o turismo com tema de flores tem dominado as plataformas de viagens online, com cidades publicando “mapas de flores” para orientar os visitantes e impulsionar as economias locais.
De acordo com os governos locais, 11 atrações de observação de flores em Hubei receberam mais de 5,21 milhões de visitantes desde março, um aumento de 22,69% em relação ao ano passado.
Durante o Festival Qingming, de três dias, entre 4 e 6 de abril, o local panorâmico do Lago Leste recebeu quase 1,17 milhão de visitantes, um aumento de 25,58% em relação a 2024.
O jardim de peônias na antiga cidade de Luoyang, com 1.400 anos de idade, na província de Henan, no centro da China, fica lotado de visitantes, alguns dos quais vestidos com trajes tradicionais, uma cena que lembra a Dinastia Tang.
O Jardim Botânico das Ruínas da Cidade das Dinastias Sui e Tang é o local do 42º Festival das Peônias, onde mais de 300.000 peônias de mais de 1.400 variedades recepcionam os visitantes.
“Desenvolvemos mais de 200 produtos em 10 categorias com o tema peônias, e as vendas de uma única loja ultrapassaram 20 milhões de yuans no ano passado. Alguns de nossos produtos foram até vendidos para o Canadá”, disse Li Zhaolin, fundadora da loja, que mora no local. Ela observou que, no futuro, desenvolverão mais produtos para vender no mercado internacional, para que mais pessoas se apaixonem pelas peônias de Luoyang.
(Com informações da Xinhua).