A uma semana do início do Fórum Social Mundial 2010, foi divulgada a programação geral nas sete cidades que abrigarão atividades do evento comemorativo aos 10 anos do movimento. O anúncio foi feito na segunda-feira, 18, durante cerimônia pelo aniversário de 77 anos do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre.
“Este sindicato sempre se preocupou com o conjunto da sociedade, não só com a categoria dos bancários”, disse o presidente da entidade, Juberlei Barcelo. “O Fórum e a própria CUT começaram nesta sede”, confirmou o presidente da Central, Celso Woyciechowsky.
Representando a prefeitura da capital, o vice José Fortunati anunciou para a tarde do dia 25 a assinatura de um convênio, envolvendo universidades e outras entidades, com vistas a organizar um Memorial do Fórum em Porto Alegre.
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, representou os demais prefeitos das cidades participantes (Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo e Sapiranga). O deputado estadual Ary Villaverde representou a Assembléia e Cláudia Prates, a Marcha Mundial de Mulheres.
Além do Fórum Grande Porto Alegre, outros 30 encontros em diversos pontos do planeta vão compor o Fórum 2010, processo preparatório para um encontro central em Dakar, no Senegal, em 2011, nos moldes do que ocorreu em Porto Alegre em 2005.
A abertura oficial do Fórum 2010 será na manhã de 2ª-feira, 25 de janeiro, em Porto Alegre, com o Seminário Internacional “10 anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível”. Os debates acontecerão simultaneamente em quatro locais: Assembléia Legislativa, Gasômetro e armazéns 6 e 7 do Cais do Porto.
Dez dias antes de começar, porém, já havia barracas armadas para o Acampamento Internacional da Junventude, na localidade de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, onde o slogan do Fórum evoluiu de “Outro mundo é possível” para “Outro mundo acontece”.