Ira Levin rege a Ospa na UFRGS

O maestro e pianista norte-americano Ira Levin volta ao palco do Salão de Atos da UFRGS para reger a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. No dia 30 de setembro, terça-feira, às 20h30, Levin conduz a orquestra por obras de Mozart e Brahms. É o 15º concerto da série oficial da Ospa em 2014. Levin também é o solista da noite, ao piano.
Ira Levin foi diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo (2002-2005) e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília (2007-2010). Desde 2013, é o principal regente convidado do Teatro Colón, de Buenos Aires. Como solista, apresentou-se recentemente no Berlin Philharmonic Hall com a Orquestra Sinfônica de Berlim, interpretando Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).
Do compositor austríaco, a Ospa executa o “Concerto para piano nº 22”, K. 482. Este foi um dos três concertos para piano escritos por Mozart no inverno de 1785-1786, época muito produtiva em que criou sua ópera “As bodas de Fígaro”. Neste momento, o músico já havia rompido seu vínculo com a corte, inaugurando nova página na história da música e abrindo espaço para a liberdade do compositor.
A segunda obra da noite é a “Sinfonia nº 2”, Op. 73, de Johannes Brahms (1833-1897). Nascido em Hamburgo, Brahms viveu a maior parte de sua vida em Viena, onde conquistou fortuna e farto reconhecimento. Revolucionou a música de seu tempo, partindo de uma releitura da tradição alemã. A sua segunda sinfonia carrega um clima pastoral – foi escrita no verão de 1877 no cenário de cartão postal da localidade de Portschach, na Áustria.
O concerto presta homenagem ao Correio do Povo, que completa 119 anos de fundação no dia 1º de outubro. Os ingressos começam a ser vendidos no dia anterior ao evento, no Salão de Atos, e custam entre R$ 10 e R$ 20.
Mais informações no site www.ospa.org.br
Ira Levin, regente e solista
A versatilidade das atividades musicais de Ira Levin é reconhecida internacionalmente. Ele regeu mais de mil performances de aproximadamente 60 óperas, e é igualmente familiarizado com concertos. Trabalhou com vários dos principais instrumentistas, cantores e diretores de palco do mundo.
Paralelamente à sua movimentada agenda como maestro, Levin tem escrito muitas transcrições para piano e orquestrações de obras de Liszt, Franck, Busoni e Rachmaninoff, entre outros. O CD “Ira Levin Piano Transcriptions” foi lançado pelo selo espanhol Lindoro em 2007.
Natural de Chicago, Levin começou a ter aulas de piano aos nove anos, e ingressou no programa da Northwestern University School of Music aos 12. Aos 17, iniciou seus estudos de piano com Jorge Bolet na Indiana University, seguindo-o no ano seguinte ao Curtis Institute of Music na Filadelfia, onde se tornou Professor Assistente.
Em 1985, foi assistente de Michael Gielen na Frankfurt Opera, onde estreou como maestro com “Fidelio”. Foi regente principal da Bremen Opera de 1988 a 1996 e da Deutsche Oper am Rhein, de Düsseldorf, de 1996 a 2002. Ocupou o cargo de Principal Regente Convidado na Kassel Opera de 1994 a 1998.
Em 2013, fez uma bem sucedida estreia no Berlin Philharmonic Hall com a Orquestra Sinfônica de Berlim, conduzindo sua orquestração da “Fantasia Contrappuntistica”, de Busoni, a 4ª Sinfonia de Schumann, e apresentando-se como solista ao piano no “Concerto para piano nº 14”, de Mozart.
Nos últimos três anos, regeu a Ospa em cinco oportunidades. É atualmente o principal regente convidado do Teatro Colón, de Buenos Aires.
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2014 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz e Brasília Guaíba. Apoio de Stihl e Vinícola Guatambu. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *