Investidores buscam parceria para grandes projetos no Estado

Um grupo de investidores estrangeiros está fazendo contatos junto ao setor público visando a formação de Parcerias Publico Privadas para a realização de grandes projetos no Rio Grande do Sul.
Sábado, eles estivaram em Osório para apresentar ao prefeito Romildo Bolzan o projeto de uma marina pública no município.
Projeto semelhante já foi informalmente apresentado ao prefeito José Fortunati, de Porto Alegre.
Na capital, a marina ficaria ao final do Arroio Dilúvio, aproveitando um braço natural de terra no Lago Guaíba, nas margens do Parque Maurício Sirotsky. Abrigaria prédios baixos com hotéis, comércio e serviços.
A comitiva é acompanhada pelo arquiteto Luiz Carlos Zubaran, do Instituto Andreas Palladio, que costura a composição com um cluster australiano para executar estes e outros projetos.
Alguns dos planos de negócios são bastante ambiciosos, como o que prevê a ligação hidroviária entre as bacias dos rios Jacuí e Ibicuí mediante a construção de sete eclusas para vencer o desnível.
O pré-projeto estima um investimento de 800 milhões de dólares para execução via PPP.
Consta que o primeiro a imaginar esta ligação foi o jesuíta Roque Gonzales, em 1660. Por três séculos, sucessivos governos sonharam com esta obra. A comunicação leste-oeste permitiria transporte por água de Porto Alegre a Itaqui, abrangendo diretamente 28 municípios. (Patricia Marini)

0 comentário em “Investidores buscam parceria para grandes projetos no Estado”

  1. Prezado Sr Luiz Carlos Zubaran.
    Tomando conhecimento, através de suas publicações, de que um grupo estaria interesssado na implantação da Hidrovia Jacuí-Ibicuí, proposta de extrema relevância, por esta ,manifesto nosso interesse em maiores informações a respeito.
    Faço parte de uma entidade que lidera um movimento por esta iniciativa tardia, mas oportuna e adequada. Já conversamos pessoalmente com vários deputados de com a senadora Ana Amélia Lemos. Com o governador Tarso Genro foi conversa rápida e entregamos documento. Desnecessario citar que todos ficaram positivamente impressionados.
    Antecipadamente agradeço pela atenção.
    Permanecendo a disposição, despeço-me.
    Atenciosamente.
    Augusto Cesar Manica, membro do Fórum de Entidades Empresariais de Santa Maria-RS.
    ( Esta entidade existe há mais de 20 anos. É formada por 24 associações, que representam 9.000 empresas e mais de 60.000 colaboradores. Tb participa a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *