Exatos 100 retratos de personalidades nacionais e internacionais da literatura, da música, das artes e de outras importantes atividades humanas compõem a exposição individual “100 Ritratti”, da artista visual gaúcha Graça Craidy, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul. A mostra será aberta no sábado (1º/10), às 11h, e ficará em cartaz até 29 de outubro.

Em tela e papel, os retratos, marcadamente impressionistas, unem-se aos livros em homenagem a todas as artes, no mesmo período da 38ª Feira do Livro da cidade, graças ao convite que a artista, radicada, em Porto Alegre, recebeu da Prefeitura Municipal para mostrar sua produção como retratista.

Com ancestrais maternos italianos, Graça, nascida em Ijuí (1951), recorreu ao idioma de Dante para denominar a exposição e homenagear os fundadores e gerações de oriundi da comunidade que recebe sua arte. Durante sua carreira, a artista realizou cursos na Itália – em Florença e Roma -, e expôs em Gualdo Tadino, na Úmbria, em 2019, com a curadoria da romana Adelinda Alegretti.

Dante, considerado o “pai” da língua italiana e autor de A Divina Comédia, aliás, é um dos retratados da exposição. A obra produzida por Graça integrou a mostra de tributo ao autor no Museu Irpino, em Avelino (região de Nápoles), no ano passado, por ocasião dos 700 anos da morte de Dante Alighieri.

Em “100 Ritratti”, perfilam-se telas que revelam expressões e sentimentos de figuras como o Papa Francisco, Pelé, Frida Kahlo, Marcel Proust, Franz Kafka, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Erico Verissimo, Conceição Evaristo, Ailton Krenak, Mick Jagger, Lupicínio Rodrigues, Maria Lídia Magliani. O retrato de Gerd Bornheim, patrono da Galeria Municipal de Artes, será doado pela artista à instituição.

Desvendando almas
Apaixonada por retratos em todas as suas técnicas – óleo, acrílica, aquarela, carvão, nanquim, guache, grafite, digital -, Graça confessa que sua paixão vem do sentimento de desvendar a alma do retratado, como ela mesma diz: “Cada vez que desenho um rosto é como se acariciasse o mais profundo humano que habita aquela criatura, suas dores, seus anseios, seus amores. Esta mostra é um exercício de alteridade e de diversidade”.

Graça tornou-se conhecida no meio artístico por seu trabalho pelo fim da violência contra a mulher. Já montou mais de 20 mostras individuais: em Porto Alegre, no Espaço Cultural Correios, no Centro Cultural Força e Luz (antigo CCC Erico Verissimo), na Assembleia Legislativa; em Gramado, no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen e na Galeria Olivas de Gramado; na Itália, em Gualdo Tadino, entre outras tantas.

Participou de mais de 40 exposições coletivas, inclusive no México, na Galeria Frida Kahlo, na Universidade de Sinaloa, em Culiacán, e na Casa Hass, em Mazatlán. Atualmente está em cartaz na Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado do Trensurb, na coletiva Coletâneas dos Artistas Gaúchos, em Porto Alegre, e no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, na mostra feminista Fora das Sombras. Possui obras no acervo do MACRS, Museu de Arte Contemporânea.

Graça Craidy é graduada e mestre em Comunicação, estudou Desenho e pintura no Atelier Livre de Porto Alegre e na Itália; foi professora de Processo Criativo na ESPM-Sul e trabalhou muitos anos como criadora publicitária em agências de propaganda em Porto Alegre e São Paulo.

SERVIÇO:
O QUÊ: Exposição “100 Ritratti”, de Graça Craidy
QUANDO: Abertura, dia 1º de outubro de 2022, às 11h
VISITAÇÃO: até 29 de outubro de 2022, de segunda a sexta, das 8 às 18h, e aos sábados, das 10 às 16h
ONDE: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, Rua Dr. Montaury, 1333 – Centro – Caxias do Sul/RS
Entrada gratuita.
