100 vezes Graça Craidy, na exposição de retratos, em Caxias do Sul

Graça Craidy. Foto: Wanderlei Oliveira/ Divulgação

Exatos 100 retratos de personalidades nacionais e internacionais da literatura, da música, das artes e de outras importantes atividades humanas compõem a exposição individual “100 Ritratti”, da artista visual gaúcha Graça Craidy, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul. A mostra será aberta no sábado (1º/10), às 11h, e ficará em cartaz até 29 de outubro.

.Papa Francisco. óleo sobre papel/ Divulgação

Em tela e papel, os retratos, marcadamente impressionistas, unem-se aos livros em homenagem a todas as artes, no mesmo período da 38ª Feira do Livro da cidade, graças ao convite que a artista, radicada, em Porto Alegre, recebeu da Prefeitura Municipal para mostrar sua produção como retratista.

.Frida Kahlo. Acr¡lica sobre tela/ Divulgação

Com ancestrais maternos italianos, Graça, nascida em Ijuí (1951), recorreu ao idioma de Dante para denominar a exposição e homenagear os fundadores e gerações de oriundi da comunidade que recebe sua arte. Durante sua carreira, a artista realizou cursos na Itália – em Florença e Roma -, e expôs em Gualdo Tadino, na Úmbria, em 2019, com a curadoria da romana Adelinda Alegretti.

Dante. Pintura digital/ Divulgação

Dante, considerado o “pai” da língua italiana e autor de A Divina Comédia, aliás, é um dos retratados da exposição. A obra produzida por Graça integrou a mostra de tributo ao autor no Museu Irpino, em Avelino (região de Nápoles), no ano passado, por ocasião dos 700 anos da morte de Dante Alighieri.

.Marcel Proust. Acrílica sobre papel/ Divulgação

Em “100 Ritratti”, perfilam-se telas que revelam expressões e sentimentos de figuras como o Papa Francisco, Pelé, Frida Kahlo, Marcel Proust, Franz Kafka, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Erico Verissimo, Conceição Evaristo, Ailton Krenak, Mick Jagger, Lupicínio Rodrigues, Maria Lídia Magliani. O retrato de Gerd Bornheim, patrono da Galeria Municipal de Artes, será doado pela artista à instituição.

GIlberto Gil. Papel oleoso/ Divulgação

 Desvendando almas

Apaixonada por retratos em todas as suas técnicas – óleo, acrílica, aquarela, carvão, nanquim, guache, grafite, digital -, Graça confessa que sua paixão vem do sentimento de desvendar a alma do retratado, como ela mesma diz: “Cada vez que desenho um rosto é como se acariciasse o mais profundo humano que habita aquela criatura, suas dores, seus anseios, seus amores. Esta mostra é um exercício de alteridade e de diversidade”.

Ailton Krenak. Acrílica sobre papel/ Divulgação

Graça tornou-se conhecida no meio artístico por seu trabalho pelo fim da violência contra a mulher. Já montou mais de 20 mostras individuais: em Porto Alegre, no Espaço Cultural Correios, no Centro Cultural Força e Luz (antigo CCC Erico Verissimo), na Assembleia Legislativa; em Gramado, no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen e na Galeria Olivas de Gramado; na Itália, em Gualdo Tadino, entre outras tantas.

Erico Verissimo. Nanquim/ Divulgação

Participou de mais de 40 exposições coletivas, inclusive no México, na Galeria Frida Kahlo, na Universidade de Sinaloa, em Culiacán, e na Casa Hass, em Mazatlán. Atualmente está em cartaz na Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado do Trensurb, na coletiva Coletâneas dos Artistas Gaúchos, em Porto Alegre, e no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, na mostra feminista Fora das Sombras. Possui obras no acervo do MACRS, Museu de Arte Contemporânea.

Mick Jagger. Acrílica sobre papel/Divulgação

Graça Craidy é graduada e mestre em Comunicação, estudou Desenho e pintura no Atelier Livre de Porto Alegre e na Itália; foi professora de Processo Criativo na ESPM-Sul e trabalhou muitos anos como criadora publicitária em agências de propaganda em Porto Alegre e São Paulo.

Ferreira Gullar. Pastel oleso/ Divulgação

SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição “100 Ritratti”, de Graça Craidy
QUANDO: Abertura, dia 1º de outubro de 2022, às 11h

VISITAÇÃO: até 29 de outubro de 2022, de segunda a sexta, das 8 às 18h, e aos sábados, das 10 às 16h

ONDE: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, Rua Dr. Montaury, 1333 – Centro – Caxias do Sul/RS

Entrada gratuita.

.Luis Fernando Verissimo. Pintura digital/Divulgação

Deixe uma resposta