A arte escultórica de Arminda Lopes em “O Feminino e o Sagrado”, na Galart

Arminda Lopes posa com as obras Francisca dir. e Angelina esq. As duas estarão na exposição O Feminino e o Sagrado. Fotos: Lauren Kommers/ Divulgação

 

A premiada artista Arminda Lopes, com uma trajetória de exposições no Brasil e no exterior,  expõe “O Feminino e o Sagrado” na GalArt – Galeria de Arte (Av. Coronel Lucas de Oliveira, 132). O vernissage será no próximo sábado, 24 de setembro, das 10 horas às 16 horas. A mostra ficará no espaço até o dia 29 de outubro, com entrada franca.

Com destaque para esculturas que representam mulheres, Arminda selecionou para a mostra 35 obras de diferentes fases de sua produção. Algumas integram o acervo da Galart e do galerista Heitor Bergamini e outras são da própria artista, inclusive algumas inéditas.

Amantes. Escultura de Arminda Lopes .

“O encontro com nossas experiências, sombras e vazios é refletido através dos nossos atos e no que criamos. A busca da verdadeira essência e do Sagrado é o equilíbrio entre Yin e Yang, e nos proporciona a comunhão com o outro e a abertura a experiências do Divino”, revela Arminda Lopes sobre a temática que norteia suas criações apresentadas na exposição.

Natural de Santa Maria, nascida em 1947, Arminda reside e trabalha em Porto Alegre, desde 1960. Iniciou sua carreira artística em 1980. Foi aluna de Ana Pettini, Cláudio Martins Costa, Danúbio Gonçalves, Leila Sudbrack, Mário Cladera e Vasco Prado.

Arminda Lopes com-a obra Virginia, uma das grandes esculturas que estará na exposição

É autora dos monumentos públicos em Porto Alegre e Canela, além de inúmeros troféus como o “Braskem Em Cena – Porto Alegre em Cena”, editado anualmente desde 2006. Sua obra também faz parte de importantes coleções públicas e privadas no Brasil e Exterior.

Já realizou mostras individuais nos principais espaços culturais do Brasil, além de importantes galerias e instituições da Europa e América do Norte, como a Casa Pedro Álvares Cabral, em Portugal; o Espaço Cultural Vitória, nos Estados Unidos; e a Galeria Mansart e o Salão do Louvre, em Paris.

Mulher sentada. Obra de Arminda Lopes.

Entre os mais importantes prêmios e distinções recebidos pela artista estão a Comenda Pedro Weingärtner, da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, em 2006; e a Medalha Vermeil, da Sociedade Acadêmica de Artes, Ciências e Letras de Paris, em 2007. Em 2013, Arminda foi nomeada membro da Academia Brasileira de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

Escultura Manu. Obra de Arminda Lopes.

SERVIÇO

Exposição “O Feminino e O Sagrado”, por Arminda Lopes
Local: “Sala da Frente” da GalArt – Galeria de Arte
Endereço: Av. Lucas de Oliveira, 132
Vernissage: 24 de setembro, das 10h às 16h
Visitação: de 24 de setembro até 29 de outubro
Horário: segunda à sexta, das 9h às 18h, sábados, das 10h às 14h

Arminda Lopes em seu atelier com a obra Manu.

Deixe uma resposta