Carolina Marostica mostra “Algo turvo, cremoso e entorpecido”, no Museu do Trabalho

Obra de Carolina Marostica. Foto: Marco Antonio Filho.

 

O Museu do Trabalho apresenta sua segunda exposição em 2022. Em “Algo turvo, cremoso e entorpecido”, Carolina Marostica ocupa as duas salas do Museu do Trabalho com instalações compostas por esculturas desenvolvidas em materiais sintéticos que remetem a organismos vivos. A mostra abre dia 17 de maio às 19h e permanece em cartaz até 19 de junho.

Obra de Carolina Marostica.

Ao utilizar polímeros como espuma, borracha, nylon e plástico de modo artesanal e não mecânico e seriado, a artista se apropria da potencial maleabilidade desses materiais e convida a estabelecer uma conexão que parte do deslocamento de suas formas, gerando um desconforto que contorce o estômago e insinua que nossos corpos não terminam na pele. Em seu uso de elementos presentes no cotidiano doméstico, tais como as famigeradas sacolinhas, Marostica, ao mesmo tempo que se opõe a uma tradição rígida e monumental da escultura, também sugere que reflitamos sobre o seu potencial extraordinário, movimentando uma energia erótica que eleva e fortalece as nossas experiências.

Obra de Carolina Marostica.

O título da mostra é uma referência a frase de Roland Barthes, no texto no qual o ensaísta elabora sobre a estética do plástico e sua essência prosaica e alterada, por vezes fascinante, por vezes maldita, dada a sua onipresença residual no mundo, que tanto faz eco a sensibilidade atual. A mostra tem curadoria de Taís Cardoso e irá contar com o lançamento de uma publicação realizada em parceria com a Austral Edições.

Carolina Marostica é artista visual e sua produção artística envolve esculturas, pinturas e instalações. Atualmente realiza doutorado em Poéticas Visuais no PPGAV-UFRGS, em Porto Alegre, onde reside e trabalha. É mestre em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou diversas mostras individuais e coletivas no Brasil, em Portugal e no Uruguai, além de salões. Participou das residências artísticas Red Bull Station (São Paulo, 2017) e Pivô (São Paulo, 2019). Em 2018, foi finalista do 2o Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea de Porto Alegre. Em 2019, foi premiada na Mostra de Artes da Juventude do SESC Ribeirão Preto. Em 2012, foi selecionada para a terceira edição da mostra Pintura e Desenho – A novíssima geração, no Museu do Trabalho (Porto Alegre), local para onde ela retorna 10 anos depois para expor um rearranjo de esculturas em instalações que configuram sua pesquisa nos últimos anos.

Obra de Carolina Marostica.

“Algo turvo, cremoso e entorpecido”

Exposição de Carolina Marostica

Instalação com esculturas em materiais sintéticos

Curadoria de Taís Cardoso

Abertura 17 de maio, terça-feira, às 19h

Visitação de 18 de maio a 19 de junho de 2022

Terça a sábado, das 13h30 às 18h30

Domingos e feriados, das 14h às 18h30

Museu do Trabalho

Rua dos Andradas, 230. Centro Histórico. Porto Alegre

51 – 3227 5196 / www.museudotrabalho.org

Apoio:

Bebê Baumgarten Comunicação

Austral Edições

Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada – ASCAT

Cerveja Sapatista

 

 

 

 

Deixe uma resposta