Com o Escadaria Jazz, a música ao vivo volta ao viaduto Otávio Rocha

Higino Barros
Aos poucos as atividades culturais da capital voltam a ser realizadas. Um dos locais ícones de Porto Alegre, o viaduto Otávio Rocha, na avenida da Borges de Medeiros, considerado o maior monumento arquitetônico da cidade, que antes da pandemia tinha intenso movimento e foi atingido como todo o setor, abriga na próxima sexta-feira, dia 27, a primeira apresentação do Escadaria Jazz, iniciativa do produtor Marcos Monteiro.
As atrações são Dionara Fuentes e Jorginho do Trompete, nomes consagrados na cena da música instrumental gaúcha. A sonorização é do DJ Mister Z, encarregado também da música eletrônica do local.
A área do show fica ao lado do bar Tutti Giorni, templo dos cartunistas e artistas gráficos de Porto Alegre, além de público em geral, onde antes da pandemia aconteciam toda terça-feira rodas de samba e na sexta-feira, apresentações de músicos de rock, mpb, samba, jazz e outros gêneros.
A pianista Dionara Fuentes. Fotos: Marcos Monteiro/ Divulgação
O produtor do Escadaria Jazz, Marcos Monteiro, fala sobre a nova atração musical no Centro Histórico:
PERGUNTA: o que é o Escadaria Jazz?.
RESPOSTA: . Em tempos de pandemia a música ao vivo foi deixada de lado em função de todos os cuidados necessários ao combate dessa doença tão grave. Passado dois anos disso tudo, sentimos a necessidade de voltar a apresentar show num lugar aberto e arejado e que propicie maior segurança para as pessoas.  A Escadaria do viaduto da Borges por sua localização proporciona essa segurança.
PERGUNTA: Quem produz?
RESPOSTA: A produção artística é minha e a produção executiva é do competente Luciano Riquez.
O instrumentista Jorginho do Trompete
PERGUNTA: Como vai funcionar o local? quais medidas para evitar aglomerações?
RESPOSTA: Antes e depois do show, vamos ter o DJ Mister Z, vai apresentar uma seleção musical feita especialmente para  a ocasião. Vamos colocar 20 mesas para três pessoas, cada mesa com distanciamento de dois metros entre cada uma.   Também vamos evitar que as pessoas fiquem em pé,  para não provocar aglomerações.
PERGUNTA: Quem é a primeira atração?
RESPOOSTA: Teremos a honra de receber dois artistas de enorme talento: Dionara Fuentes, teclados e o conhecidíssimo Jorginho do Trompete. O show terá dois blocos de 45min cada, totalizando 90 minutos.
PERGUNTA: O que está programado para mais adiante?
RESPOSTA: Nossa intenção é realizar esse primeiro evento como laboratório para preparar os demais para adiante. Acreditamos que acontecerá quinzenalmente.
PERGUNTA: Algo mais?
RESPOSTA: Importante lembrar que oferecer música ao ar livre, na rua, além de uma iniciativa cultural democrática e segura é uma forma de ajudar os artistas nesse momento de tão pouco trabalho. Como pagamento aos músicos será passado o chapéu e toda a arrecadação será destinada a eles.

Deixe uma resposta