O prefeito Sebastião Melo anunciou nessa sexta-feira, dia 1º, hora antes de tomar posse no cargo, os nomes dos novos gestores da Cultura de Porto Alegre. O historiador Gunter Axt, é o titular da pasta e o produtor cultural Clóvis André, secretário adjunto.
Axt é formado em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente pesquisador associado do Núcleo de Estudos Diversitas, da Universidade de São Paulo (USP). Nos últimos anos residia em Florianópolis, mas já está de volta à Porto Alegre. Seu anúncio se deu de forma virtual e na apresentação o prefeito Melo, explicou:
“Para nós, a cultura é a alma da cidade. É economia criativa, é inclusão social e cultural e precisa de muitas parcerias. Então, o senhor, que é um historiador reconhecido internacionalmente, penso que tem um largo caminho para fazer a nossa cidade voltar a sorrir”, disse Melo.
O prefeito deu a primeira tarefa a Axt: preparar a programação para os 250 anos de Porto Alegre, que serão celebrados em 2022. A ocasião é vista como uma chance de “levantar a alma da cidade”.
Sobre o cargo, o novo titular da Cultura, afirmou:
“Porto Alegre está vivendo uma oportunidade histórica de colocar a bola no centro, de investir em um projeto que seja liberal-social, que tenha essa cara, essa convicção, de uma radicalidade democrática, um compromisso humanista e iluminista. É uma oportunidade histórica de construir algo bacana para a cidade “.
Segundo ele será criado um “grupo de notáveis” para aconselhar a sua gestão. Os nomes de Antônio Hohlfeldt, José e Isabela Fogaça, Paulo Amaral, Roque Jacoby e Sergius Gonzaga estão entre eles. Axt destacou por fim a “importância do diálogo e a necessidade de buscar criatividade para ampliar a capacidade de investimento da pasta”.
Já Clóvis André Silva da Silva, secretário adjunto, é produtor cultural. Nasceu em Santana do Livramento em 1976, e reside em Porto Alegre. É reconhecido no setor por seu expressivo trabalho com as culturas populares na capital.
