Para sua primeira exposição individual, o artista plástico João Salazar deixa de lado os materiais tradicionais da pintura e utiliza a inusitada plastilina, mais conhecida como massa de modelar.
São 16 trabalhos com plastilina, em duas ou três dimensões, que espelham paisagens urbanas pontuadas por ícones da cultura pop e do ambiente web, como emojis tristonhos e deformados.
A pesquisadora Adriane Hernandez, do Instituto de Artes da UFRGS, comenta o trabalho de Salazar analisando algumas relações entre a poética do artista e as particularidades da plastilina, que “precipita a sua presença pelo forte apelo à tatilidade”, pois tira a narrativa da imagem do primeiro plano e nos permite focar nas sensações táteis típicas do material, como os sulcos, as ranhuras e os achatamentos.
Hernandez também destaca que os temas desenvolvidos por Salazar se somam à natureza da plastilina para indicar uma constituição de algo “que ainda está por ganhar a forma fixa ou propenso ao derretimento”.
Tudo derrete sobre o sol poderá ser visitada até o dia 6 de agosto na Calafia Art Store. Os trabalhos estão incorporados ao acervo comercial da galeria.
Tudo derrete sob o sol
Trabalhos em plastilina de João Salazar
Apresentação de Adriane Hernandez
Visitação
De 09 de julho a 07 de agosto de 2022
Seg a sexta, das 10h30 às 17h30.
Sábado, das 11h às 16h.
Atendimento remoto pelo WhatsApp 51 31081057
Rua Gen. Couto de Magalhães, 439. Bairro São João. Porto Alegre/RS.
