Os diferentes traços culturais presentes na navegação, na fotografia de Willian K. Clavijo

Higino Barros
O fotógrafo William K. Clavijo, 67 anos, trabalhou por quase 30 anos na Petrobrás e há seis anos “descobriu” a fotografia como objeto de interesse artístico.  Nessa sexta-feira, dia 11, às 17 horas, abre a exposição “Dos barcos e seus capitães”, no Café do Margs, com apoio da Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
Clavijo respondeu ao JÁ Porto Alegre sobre suas preferências na área. Seus fotógrafos preferidos são: Ansel Adams em natureza P&B, Fan Ho em fotografia urbana e Franco Fontana em fotografia natureza em cor.
Ele explica: “de Ansel Adams gosto de sua composição e contrastes tonais. Fan Ho da fotografia de street em P&B minimalista e do Franco Fontana fotografia de paisagem em cor e minimalista com fortes contrastes tonais. Atualmente estou experimentando edição em altas luzes resultado desta série a ser exposta no Café do Margs.”;
O texto abaixo é de autoria do  fotógrafo expositor:
“Dos Barcos e seus Capitães

William K. Clavijo passou a infância em uma região do interior do
Uruguai longe do mar, onde também não existem rios. Talvez isso
tenha influenciado seu interesse especial pelos barcos e pequenas
embarcações. Quando a fotografia entrou em sua vida há seis anos
foi um movimento natural voltar a atenção, de modo ainda intuitivo,
para os diferentes traços culturais presentes nos formatos, estilos de
navegação, formas de tração e indumentárias dos seus “capitães”.

Morando em diferentes locais e viajando por outros países com seus
rios e suas praias de mar, William foi constituindo uma coleção de
imagens com esse tema. Esta mostra, no Café do MARGS, nos traz
um um recorte deste trabalho de observação e experimentação dos
últimos anos, onde o autor vem buscando materializar uma
tendência minimalista na captura e edição das imagens.”

Willian K. Clavijo. Foto: Flavio Wild/ Divulgação

Quem é o artista:
William K Clavijo, (Flórida, Uruguai, 1954), iniciou sua carreira fotográfica em 2015.Atualmente é presidente do Fotoclube Porto-Alegrense. Encontrou na fotografia, uma forma de descontrair e desfrutar a vida, assim como expressar e comunicar seus sentimentos, relatando através das imagens, a beleza das paisagens, da arquitetura, o cotidiano das pessoas e suas culturas.

Exposições Coletivas
Coletivas em Porto Alegre, “Vida Passageira” na Estação Trensurb, “Expo 247” na Câmara de Vereadores, “Desenhos com Luz” no Espaço Cultural Correios, “Viva o Povo Brasileiro” na Galeria Cultural Brix 21, “In Finito” no Espaço Cultural Correios, “Street Photo Porto Alegre” na Av. Borges de Medeiros, “Historias Instantâneas” Casa de Cultura Mario Quintana, “Percursos Poéticos”, Espaço Cultural Correios.
Em São Paulo, “Mobgraphia Photo Festival”, MIS, Museu da Imagem e Som e “VII Salão Internacional de Arte Fotográfica” em Ribeirão Preto.
No Rio de Janeiro “Fotogrígora”, na Sociedade Fluminense de Fotografia.
Em Brasília, “Brasília Photo Show” Exposição Individual, Florida, Uruguai, “Colores de la Naturaleza”.

Premiações
Menções honrosas nos festivais nacionais, Brasília Photo Show, Salão Arte Fotográfica de Ribeirão Preto, Mobile Photo Festival de Rio de Janeiro e nos festivais internacionais, Monovisions Photography Awards de Londres e Photo Nature do Brasil. Blue Ribbon no Festival Internacional de Fotografia de Smederevo, Sérvia, categoria jornalismo.
Estatueta primeiro lugar em Astrofotografia no “Brasília Photo Show” de 2020 em Brasília. FestFoto 2019, trabalho selecionado “Barrio Malvinas”

Site: www.williamclavijo.com.br
Instagram: @williamkclavijo_fineart

 

 

Deixe uma resposta