Todos os sons de Mário Marmontel, na volta do projeto “Música na Escadaria”

O músico Mário Marmontel se apresenta com convidados. Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação

 

Higino Barros

O flautista e saxofonista Mario Marmontel é o músico escolhido para retomar um projeto cultural bem sucedido no Centro Histórico de Porto Alegre. O “Música na Escadaria” realizado toda sexta-feira na Escadaria do Viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros, até a pandemia da Covid 19 aparecer e terminar com a função. Nessa sexta-feira, dia 16 de setembro, a música ao vivo está de volta no mesmo local, ao ar livre, junto ao bar Tutti Giorni, a partir das 18 horas, com encerramento às 22 horas.

Com produção musical de Luciano Riquez, produtor do evento antes da pandemia, músico e grande batalhador para as representações populares de arte tenham visibilidade na região, esse retorno tem também a participação do DJ Cristiano Zanella, com música eletrônicas dos anos 1960 a 1980, com direito a tudo que não se ouve normalmente.

Mário e Nani, no Tutti Giorni. Foto: Cristiano Zanella/ Divulgação

A escolha de Mário Marmontel para marcar o retorno da Música na Escadaria não é aleatória. Amigo do dono do Tutti Giorgi, o Nani (Ernani Glorio Marchioretto), frequentador do local, ele se identifica com a proposta do projeto. De possibilitar diversão e arte à população da cidade, em lugar histórico e de grande valor arquitetônico  de Porto Alegre. Um chapéu para contribuições voluntárias é passado entre os presentes. Pelo “Música na Escadaria” já passaram grandes instrumentistas da cidade como Jorginho do Trompete, Dionara Fuentes e outros artistas conhecidos da cena musical gaúcha.

Mário e Miguel  D”Alberto, um dos músicos convidados, no local da apresentação. Foto; Cristiano Zanella/ Divulgação

Samba na terça

A volta do “Música na Escadaria” se junta a outro acontecimento musical que ocorre na Escadaria da Borges, como é conhecido o lugar, toda terça-feira, com apresentações do grupo de samba Puro Asthral. Durante a pandemia o samba ficou suspenso e retornou esse ano, com frequência cada vez maior.

Interior do Tutti Giorni, frequentado por artistas visuais gaúchos. Foto: Divulgação

A partir de outubro começam as obras de revitalização do Viaduto Otávio Rocha, pela Prefeitura de Porto Alegre, orçadas em R$ 13,7 milhões, com duração de 18 meses de execução. Durante esse período, lojas e todos os equipamentos comerciais da avenida Borges de Medeiros, no perímetro que compreende a parte debaixo da escadaria permanecerão fechadas.

Os dois acessos da avenida Borges de Medeiros à rua Duque de Caxias ficarão abertos. É nessa área onde existe além do Tutti Giorni, mais dois bares, o Armázem, na mesma calçada e o JUSTO, na calçada oposta. De equipamentos culturais há o Teatro de Arena, em atividade, e a Galeria Escadaria, à céu aberto, com exposições de fotografia.

Turma praticante de xadrez frequenta o local. Foto: Divulgação

O Tutti Giorni tem história no lugar. Há 22 anos promove eventos culturais, é sede informal da GRAFAR, entidade que reúne o pessoal que produz cartuns, quadrinhos e outras artes visuais na capital, além de abrigar jogadores de xadrez. E boêmios, frequentadores anônimos e toda uma fauna e flora de tipos humanos que fazem do lugar um ponto de referência e resistência cultural de Porto Alegre.

SERVIÇO

Música na Escadaria apresenta:

“Jazzmarmontel & Convidados”

Mario Marmontel e convidados retornam a “Música na Escadaria, apresentando repertório de Bossa Nova, Jazz e MPB!

> Sexta 16/09, a partir das 18hs

> Tutti Giorni Bar / Viaduto Otávio Rocha (Centro Histórico/POA)

> Apresentação ao ar livre / entrada franca (contribuição no chapéu)

Produção: Luciano Riquez

Seleção musical: Mister Z —

 

 

Deixe uma resposta