O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Alegre é pioneiro no país e referência nacional há 30 anos.
O aniversário foi marcado esta semana por um Simpósio sobre Atendimento Pré-Hospitalar, com mesas-redondas, palestras e painéis, no anfiteatro do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Participaram profissionais de todo o Estado, do Paraná e de Santa Catarina.
A programação encerra no sábado, 22, com um evento gratuito de capacitação em primeiros socorros, voltado à população. Será no Parque Farroupilha (Redenção), em frente ao Monumento ao Expedicionário, das 9h às 17h.
“O nosso Samu se consolida como uma das estruturas mais completas e modernas do país no atendimento móvel de urgência. Essa evolução só é possível graças ao compromisso diário das equipes e ao investimento contínuo na qualidade da assistência e nas condições de trabalho”, destaca o coordenador do serviço, Fabiano Barrionuevo.
Geolocalização
O Samu também é o primeiro do Brasil a utilizar a tecnologia de geolocalização automática em chamadas de emergência. A novidade foi desenvolvida em parceria com a empresa True, que integrou ao sistema de regulação médica da Capital o Serviço de Localização de Emergência (ELS – Emergency Location Service), recurso lançado no país pela Anatel ainda no ano passado em conjunto com o Google.
Samu Cidadão
Criado com o objetivo de aproximar o serviço da população e difundir noções básicas de primeiros socorros, o Projeto Samu Cidadão está de volta após período de pausa. A iniciativa integra as ações comemorativas pelos 30 anos do Samu Porto Alegre, ampliando o compromisso do serviço com a educação em saúde e a prevenção de acidentes.
Atendimentos
Em 2025, o Samu Porto Alegre recebeu até setembro 118.204 ligações. Destas, 54.822 foram triadas e orientadas pela regulação médica, enquanto 43.857 resultaram no envio de equipes para atendimento presencial.
Quase dois mil trotes
No mesmo período, foram registrados 1.880 trotes (chamadas falsas) que comprometem a agilidade do socorro a quem realmente precisa.
São 28 ambulâncias em operação e 18 equipes trabalhando para um tempo de resposta médio de 15 minutos a casos graves.
Estrutura e inovação
Aos 30 anos, o Samu resulta de um permanente processo de modernização e qualificação do serviço. Conta, hoje, com equipamentos de ponta embarcados nas viaturas, como monitores multiparâmetros, compressores mecânicos de reanimação cardiopulmonar (RCP), ultrassom portátil, videolaringoscópios e ventiladores para todas as faixas etárias.
O prontuário 100% digital eliminou o uso de papel e trouxe mais agilidade e segurança à assistência. Há ainda amplo fornecimento de EPIs e uma frota com manutenção rigorosa, garantindo maior disponibilidade operacional e segurança no transporte.
Pioneirismo
A criação do Samu Porto Alegre nasceu da crescente demanda por atendimento de urgência em domicílios e vias públicas da Capital.
Em 1994, Porto Alegre firmou um acordo de cooperação técnica com a França para adaptar o modelo francês de assistência pré-hospitalar ao contexto brasileiro.
O primeiro Samu do Brasil começou a operar em novembro de 1995, com uma pequena central no HPS.
A partir de 1997, foram criadas bases descentralizadas em regiões estratégicas da cidade. O serviço rapidamente se tornou modelo para outras cidades brasileiras, influenciando a Política Nacional de Atenção às Urgências, instituída em 2006.
Antes mesmo de existirem normas nacionais de regulação médica para urgência pré-hospitalar, Porto Alegre já estruturava seu serviço com central de regulação médica, seguindo o modelo francês.
