Uma audiência pública para debater a situação das fundações estaduais extintas no governo Sartori, e dos seus servidores, foi marcada para 7 de novembro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.
A audiência foi proposta pelos parlamentares Luiz Fernando Mainardi (PT), Luciana Genro (PSol) e Juliana Brizola (PDT), que visitaram nos últimos meses a FEE (Fundação de Economia e Estatística), Fepagro (Pesquisa Agropecuária) e Cientec (Ciência e Tecnologia) em junho; Fundação Piratini (TVE e FM Cultura), em agosto; e Zoobotânica, em setembro.
A partir dos debates na audiência, um relatório será apresentado ao governador Eduardo Leite pelos deputados.
“A tentativa do governo anterior não se realizou. Não houve nem enxugamento da máquina, nem economia e os serviços que eram prestados estão paralisados ou em risco”, disse o deputado Mainardi após a última visita, na Fundação Zoobotânica.
“Parece-me, após essas visitas, que a decisão de Sartori foi mais ideológica do que pragmática. Não deu certo. Servidores e cidadãos estão sendo prejudicados. Não tem sentido manter um erro que é reconhecido por todos”, conclui.
Leia também: Comissão quer audiência pública para rever extinção de fundações